sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Crime ambiental: rede de pesca e anzóis apreendidos na Lagoa Feia


Material será periciado na 130ª DP e posteriormente será destruído
 Adilson dos Santos / Ascom

Material será periciado na 130ª DP e posteriormente será destruído

Uma ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e o Batalhão Florestal, nesta quinta-feira (26/02), na Lagoa Feia, nas proximidades do Canal das Flechas, em Quissamã, resultou na apreensão de cerca de quatro mil metros de rede e 800 anzóis de boia.
As equipes chegaram ao local depois de denúncia anônima. Segundo informações, o trabalho do Batalhão Florestal é intenso, pois, a atuação compreende 27 municípios da região, e para Quissamã foi montada uma ordem de policiamento para o local.
No momento da ação das equipes ninguém foi encontrado e o material recolhido foi levado para a 130ª Delegacia Legal de Quissamã, onde será periciado e destruído posteriormente.
O biólogo da SEMAP, Luiz Antônio Fernandes dos Santos, explica que a apreensão do material se deu devido ao período de defeso que é uma medida preventiva, a fim de garantir a reprodução de espécies nativas, e teve início no dia 01 de novembro e se estende até 01 de março.
“A piracema é um período natural de reprodução dos peixes de água doce, que ocorre em ciclos anuais no período de chuvas” ressaltou. A população pode ligar para o telefone do Batalhão Florestal (22) 2561- 3228, para informações e denúncias.
O período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes. A restrição de pesca serve para garantir o ciclo de vida dos peixes. Aqueles que desrespeitarem a piracema serão penalizados com multa ou detenção previsto na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.
Publicidade


Fonte: REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário