segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Resultados do monitoramento pesqueiro do Estado já estão disponíveis


Dados de Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana podem ser acessados
 Carlos Grevi

Dados de Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana podem ser acessados

Já estão disponíveis para consulta online os resultados referentes ao primeiro semestre de 2014 do Monitoramento da Pesca no Estado do Rio de Janeiro, iniciado pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) em agosto de 2010 com o objetivo de estimar a produção pesqueira desembarcada e suas oscilações sazonais e espaciais, além de caracterizar a frota fluminense quanto aos tipos de petrechos e embarcações utilizadas.
Mais conhecido como Estatística Pesqueira, atualmente, o levantamento é feito em pontos de desembarque de 16 municípios: Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Macaé, Paraty, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios. O link para visualização dos dados pode ser acessado aqui.
De acordo com o levantamento, de janeiro a junho deste ano, a produção pesqueira estadual monitorada foi de 35.634,7 toneladas. Mas esse número pode ser ainda maior, tendo em vista que duas das principais espécies de pescado capturadas, a sardinha-verdadeira e o bonito-listrado, são matérias-primas para as indústrias de conserva e enlatados, e a maior concentração dessas indústrias ainda localiza-se em Santa Catarina, bem como as infraestruturas de desembarque.
Publicidade

Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário