Ascom-Check / Agência Brasil
Empossados escolhem ainda neste domingo os 11 integrantes da Mesa Diretora
Entre os 513 deputados empossados neste domingo (1º/02) para um mandato de quatro anos, estão Paulo Feijó e Clarissa Garotinho, ambos do Partido da República (PR). A eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015-2016, foi agenda ainda para este domingo, à noite. Em votação secreta, em urna eletrônica, os deputados escolhem os 11 dirigentes da Casa: presidente, dois vices, quatro secretários e quatro suplentes da Mesa Diretora. A definição dos candidatos que estarão na disputa só será conhecida após as 17 horas, quando termina o prazo de registro das candidaturas.
A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e o ex-deputado federal, Anthony Garotinho, também do PR, estiveram na Câmara Federal prestigiando a posse da filha do casal e de Paulo Feijó.
Responsável pela condução dos trabalhos legislativos e pelos serviços administrativos da Câmara, a presidência é eleita por meio de voto secreto, às 18h. Antes, os novos parlamentares definirão qual será a formação dos demais cargos que constituem a Mesa.
A definição dos cargos na Mesa Diretora será proporcional ao tamanho dos blocos ou das bancadas partidárias. No entanto, o cargo de presidente da Câmara não entra na regra da proporcionalidade, uma vez que qualquer parlamentar pode se lançar candidato ao cargo de presidente da Casa.
A sessão para eleição da Mesa Diretora da Câmara está prevista para as 18h. Ela será presidida pelo deputado Miro Teixeira (PROS-RJ), que é o deputado mais velho dentre os que têm o maior número de mandatos. Miro está em seu 11º mandato de deputado federal. Cada um dos candidatos terá direito a um tempo para discursar e defender suas propostas perante os seus colegas e pedir votos.
Terminados os discurso, terá inicio o processo de votação para os 11 cargos da Mesa. Concluída a votação, será feita a apuração dos votos para a presidência. Se nenhum dos candidatos conseguir maioria absoluta de votos - metade mais um dos votantes -, a decisão sobre o futuro presidente vai para segundo turno entre os dois mais votados, antes da apuração dos votos para os outros cargos da Mesa Diretora.
A sessão de abertura dos trabalhos legislativos do Congresso Nacional desta legislatura está marcada para segunda-feira (02/02), às 15 horas, com a leitura, pelo primeiro secretário do Congresso, da mensagem que a presidenta Dilma Rousseff encaminhará ao Parlamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário