Mai dois casos de picada de escorpião foram registrados no município de São Francisco de Itabapoana. Desta vez, as vítimas são uma mulher e um homem, ambos adultos, e os casos ocorreram neste sábado (02/04) nas localidades de Bom Lugar e Buena. Na semana passada, uma criança sanfranciscana de três anos morreu depois de ter sido picado pelo aracnídeo.
Em uma das ocorrências, uma técnica de enfermagem de 38 anos foi picada pelo escorpião no interior de sua residência, em Buena, sendo socorrida e levada diretamente para o Hospital Ferreira Machado (HFM), onde recebeu atendimento adequado e ficou internada. A espécie que picou a mulher foi o escorpião amarelo, que inclusive ela conseguiu capturá-lo. Está foi a terceira vez que o animal apareceu em sua residência.
Já em Bom Lugar, um homem foi picado pelo aracnídeo. Ele foi atendido no Hospital Manoel Carola (HMC) e, posteriormente foi liberado. O nome e idade do paciente não foram divulgados. Os escorpiões têm hábitos noturnos e costumam se esconder durante o dia em lugares escuros, como embaixo de pedras, madeiras, cascas de árvores, buracos, em meio a entulhos, entre outros.
No caso específico do pequeno Henrique da Silva Teixeira, de 3 anos, morador de Batelão de Barra, o mesmo deu entrada no Hospital Ferreira Machado, às 21h30 do dia 26 de março, em companhia da avó. O menino foi acompanhado e tratado, porém sua situação se agravou e por volta de 1h de domingo, após exames clínicos e laboratoriais a criança passou a ser tratada como vítima de picada de escorpião.
Henrique recebeu o soro antiescorpiônico e foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). Seu quadro se agravou ainda mais, com hemorragia digestiva, insuficiência renal e edema agudo de pulmão. O menor não resistiu e foi óbito no dia 28 de março.
Por meio de nota, a assessoria do Hospital Ferreira Machado informou que "O Núcleo de Vigilância Epidemiológico Hospitalar (NVEH) do HFM promove a notificação destes casos para o Ministério da Saúde e para a Vigilância Epidemiológica do município. De acordo com os dados do NVEH, a maioria absoluta dos casos de pessoas picadas por escorpião atendidas no HFM é de São Francisco de Itabapoana".
A equipe de reportagem do Site Ururau entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura para saber quais as atividades de controle e orientação da população estão sendo realizadas, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
Anualmente, mais de 1 milhão de casos de escorpionismo, ou envenenamento por picadas de escorpião, são relatados em todo o mundo. Esse tipo de envenenamento provoca uma morbidade substancial, principalmente nos extremos da vida, crianças abaixo dos 10 anos e idosos acima dos 70 anos.
RECOMENTAÇÕES QUE AJUDAM A EVITAR ACIDNETES COM ESCORPIÃO
* não acumular lixo orgânico, entulhos e materiais de construção;
* vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;
* utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos;
* manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros;
* combater a proliferação de insetos, principalmente baratas e cupins;
* preservar predadores naturais como seriemas, corujas, sapos, lagartixas e galinhas;
* limpar terrenos baldios pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas;
* usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem;
* examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las.
Reportagem: Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário