segunda-feira, 25 de abril de 2016

Bebê flagrado em janela no ES foi morar com o pai; mãe não quis falar


Juirana NobresDo G1 ES
Vídeo mostra criança de 2 anos sentada em janela de prédio no ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Vídeo mostra bebê de 11 meses sentado em
janela de prédio (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
A mãe do bebê que foi filmado sentado para o lado de fora de uma janela do segundo pavimento de um prédio no Centro de Linhares, no Norte do Espírito Santo, disse ao G1, nesta segunda-feira (25), que prefere não falar sobre o ocorrido. 
A mulher deixou os dois filhos sozinhos no apartamento onde trabalha como empregada doméstica.
O menino que estava na janela fez um ano no sábado (23). Ele foi levado para o pai após o ocorrido. O irmão, que estava no interior do apartamento, tem dois anos e 11 meses de idade. Ele está, agora, com a avó materna. Os meninos não são filhos do mesmo pai.
A polícia foi procurada pelo G1 e disse que o caso foi encaminhado para o Conselho Tutelar. Ao Conselho Tutelar, a mãe disse que deixou as crianças sozinhas para buscar fraldas em casa, em uma kitinet nos fundos do prédio, e que se ausentou por cerca de 10 minutos.
Vídeo
Um vídeo enviado por um telespectador da TV Gazeta, que preferiu não se identificar, mostra o bebê sentado para o lado de fora de uma janela, por volta de 14h desta sexta-feira (22), na rua Augusto Calmon, no Centro de Linhares.
Quem passava pelo região se assustava com o menino no alto do prédio e sem proteção. 
“Naquilo que ele virava para olhar para baixo, a gente achava que era naquela hora que ele ia cair”, relatou a doméstica Maria da Penha Gonçalves.
“Eu estava trabalhando quando eu ouvi um grito 'a criança vai cair da janela'. Em um minuto, aglomerou muita gente e a rua foi fechada”, contou cabeleireiro Sebastião Lucas de Jesus.
Testemunhas disseram que a criança ficou sentada no local por cerca de 15 minutos até um vizinho arrombar a porta.
“Eu procurei o mais rápido possível alguém que tivesse a chave da porta para abrir e então decidimos arrombar. Graças a Deus salvamos o menino”, contou o vendedor Tiago Camata que trabalha na loja embaixo do apartamento.
Conselheiro tutelar Paulo Francisco Soares, espírito santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Conselheiro tutelar Paulo Francisco Soares
 (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Conselho Tutelar
O conselheiro tutelar Paulo Francisco Soares contou que o pai do bebê já tem um pedido de guarda tramitando na Vara da Infância e Juventude.
“O termo de encaminhamento, que agora o pai tem, vale por 30 dias prorrogável por mais 30. Ele deve juntar esse documento e a ocorrência policial ao pedido de guarda”, explicou.
O conselheiro disse que a preocupação maior em relação ao menino mais velho, de dois anos e 11 meses. “O pai desta criança é desconhecido e, depois do ocorrido, a avó materna ficou responsável pelo menino. A senhora é uma pessoa idônea e responsável, mas ainda não sabemos se ela vai ter condições de cuidar do neto.”
Soares disse que o Conselho Tutelar vai acompanhar esse caso e encaminhar a mãe ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Linhares para ter um acompanhamento social e psicológico.
“Uma equipe vai fazer o estudo do caso com cuidado, vai avaliar a possibilidade da mãe dos meninos fazer algum trabalho e só depois vamos dar um parecer do conselho”, disse Soares.
Polícia 
O conselheiro tutelar reforçou que deixar crianças sozinhas em casa caracteriza crime de abandono de incapaz.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública foi procurada para saber se a mãe vai responder por algum crime, mas ainda não se posicionou sobre o caso. No mesmo dia, a mulher foi ouvida na Delegacia de Linhares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário