terça-feira, 26 de abril de 2016

Falta de medicamentos para doenças crônicas e raras afeta pacientes no RJ


Do G1 Rio
Pacientes que são portadores de doenças crônicas e raras que dependem de medicamentos fornecidos pela Rio Farmes, a Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais do Rio de Janeiro, estão enfrentando dificuldades. Alguns remédios específicos para o tratamento de problemas como hipertensão arterial pulmonar e lúpus estão em falta, como mostrou o Bom Dia Rio desta segunda-feira (25).
Segundo a superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Estado de Saúde, houve dificuldade na compra de alguns insumos por causa do atraso de entrega e também pelos preços oferecidos pelos fornecedores.

Entre os medicamentos em falta estão o hidroxicloroquina 400 mg, usado para o tratamento de Lúpus; o mesalazina 400 mg, que é usado para doenças inflamatórias do intestino; o sildenafil 20 mg, para hipertensão arterial pulmonar; o formoterol 12 mcg + budesonida 400 mg; para doença pulmonar. Já o medicamento olanzapina 10 mg, para esquizofrenia já está disponível para a retirada pelos pacientes.

A superintendência, porém, afirma que alguns desses medicamentos podem ser substituídos por outros que há em estoque. Mas essa substituição vai exigir que o paciente consulte seu médico sobre essa possibilidade. Em caso positivo, o médico deverá preencher nova receita e novo laudo de solicitação de medicamento especializado.

Para ter acesso ao Programa do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) da SES, o primeiro passo é conferir se o medicamento solicitado e a patologia em questão constam na relação que compõem o programa. A lista de medicamentos completa pode ser conferida na página da Secretaria de Saúde na internet. A Farmes fica na Rua Júlio do Carmo, número 175, na Cidade Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário