segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Ibama vistoria Bacia de Campos para localizar mancha no mar de 22 km


Gustavo GarciaDo G1 Região dos Lagos
Ibama divulgou imagem da mancha encontrada na Bacia de Campos (Foto: Divulgação/Ibama)Ibama divulgou imagem da mancha encontrada na Bacia de Campos (Foto: Divulgação/Ibama)
Agentes do Ibama e da Marinha do Brasil estão realizando nesta segunda-feira (1º) um sobrevoo na Bacia de Campos, maior produtora de petróleo do país, para localizar uma mancha de 22 quilômetros quadrados que apareceu a 195 km da costa de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio na última sexta-feira (29) e foi identificada através de imagens de satélites. Após a localização da mancha, equipes vão trabalhar para identificar o material.
Segundo a coordenadoria do Ibama, a mancha pode ter sido gerada por vazamento de óleo, acúmulo de algas, água de lastro e até mesmo esperma de baleia. Todos os procedimentos de emergência estão sendo tomados na área, pois nenhuma hipótese está descartada.
Ao todo, seis petroleiras atuam na região onde a mancha foi registrada: a Petrobras, a Repsol, a Statoil, a Chevron, a Shell e a PetroRio. Questionadas pelo G1 sobre um possível vazamento de oléo, somente a Repsol e a Petrobras se pronunciaram.
A Petrobras informou que não identificou nenhum vazamento ou mancha de óleo na Bacia de Campos.
A Repsol afirmou que não há registros de vazamentos e que um sobrevoo com um helicóptero na área de atuação da empresa foi realizado e que uma embarcação de resposta a emergência equipada com radar de detecção de óleo na superfície também fez uma varredura na área, mas que nada foi encontrado.
Procurada, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) disse apenas estar em contato com a Marinha e o Ibama para troca de informações e para acompanhar o caso.
Apesar da proximidade com a costa de Cabo Frio, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do município, nada foi detectado nas praias da região até o momento. Mas, segundo o comunicado da secretaria, a Guarda Marítima Ambiental está em estado de alerta e acompanhando o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário