quinta-feira, 20 de junho de 2013

TCE-RJ RECONHECE EDITAL DE LICITAÇÃO DA PONTE SÃO FRANCISCO SÃO JOÃO DA BARRA

TCE-RJ reconhece edital de licitação da ponte SJB a SFI, e DER marca nova licitação


Segundo informações de Fernanda Pedrosa,  coordenadora geral de Comunicação Social do TCE-RJ,  Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, já foi liberado o processo sobre o edital de licitação para construção da ponte do Rio Paraíba do Sul, ligando os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana. A decisão foi tomada após nova analise do Edital pelos Conselheiros do TCE-RJ,  em sessão plenária na última quinta-feira (13-06). 

O Conselheiro Relator José Maurício de Lima Nolasco, votou pelo conhecimento do edital de concorrência nº 001/2013, oriundo da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem – DER-RJ.

Diz o relatório: "Trata o presente processo de cópia do edital de licitação por concorrência pública nº 001/2013 da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro – DER-RJ, do tipo menor preço, tendo por objeto a execução de obras de construção da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, com um comprimento de 1.344,30 metros e 16.20 metros de largura, situada no município de São João da Barra.

O novo valor estimado para as obras e serviços, a serem executados sob o regime de empreitada por preço unitário, é de R$142.491.888,19 (cento e quarenta e dois milhões, quatrocentos e noventa e um mil, oitocentos e oitenta e oito reais e dezenove centavos)".  Colaborou nestas informações Fernanda Pedrosa.

30 ANOS DE ESPERA.

Depois de pelo menos 30 anos de espera para construção da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, ligando os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, finalmente o processo licitatório acontecerá no dia 05 de julho, segundo informou o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER/RJ). No mês de março Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia suspendido a licitação, por não concordar com alguns pontos burocráticos.

O projeto da nova ponte prevê 1,3 quilômetros de extensão por 16,2 metros de largura. Hoje o acesso é feito de barco ou pela estrada, dando a volta por Campos até a BR-101 (Campos\Vitória), seguindo por Travessão. Em 1996, São Francisco do Itabapoana, no lado norte, virou município, quando chegou a ser iniciado um movimento pela retomada das obras, que acabou não surtindo efeito.

Segundo a assessoria do DER a obra está orçada em R$ 142.491.888,19 e deve ser concluída em 360 dias corridos. Os pilares da nova obra serão construídos no entroncamento da BR 356, próximo ao trevo que dá acesso ao Superporto do Açu.

Segundo o prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza, o Neco, a conclusão da ponte João Figueiredo é a realização de um sonho. “Para a concretização do crescimento econômico a construção da ponte será fundamental”, declarou o prefeito.

A mesma opinião te o prefeito de São Francisco do Itabapoana, Pedrinho Cherene. “Estamos pensando no futuro e a ponte será ideal para o desenvolvimento”, disse.  
 
Local exato onde será construída a Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul.Fonte Paulo Noel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário