Parabéns São João da Barra! Cidade comemora 163 anos de emancipação
Divulgação
Município já convive com o desenvolvimento das atividades do Superporto do Açu
O município de São João da Barra, comemora nesta segunda-feira (17/06), 163 anos de elevação a categoria de cidade, mas a história da cidade começou em 1622, quando pescadores de Cabo Frio se transferiram, em Atafona. Como o local era muito rico em pescado, o grupo resolveu se fixar e iniciaram o povoamento daquela área.
O município conta com diversas atrações turísticas, como as praias de Grussaí, Chapéu do Sol, Açu e as do distrito de Atafona, conhecido pelas ruínas das construções transgredidas pelo mar, tornando submersas algumas ruas da região.
História
Até a chegada dos portugueses ao Brasil, no século XVI, toda a região da foz do Rio Paraíba do Sul era ocupada pelos índios goitacá. A partir de 1630, a região passou a ser colonizada por pescadores provenientes de Cabo Frio. Data, dessa época, a construção da Ermida de São João Batista, que daria origem à Vila de São João Batista da Barra. No século XVIII, a vila tornou-se um importante ponto de passagem para o açúcar proveniente de Campos dos Goitacases em direção a Salvador. Em 17 de junho de 1850, a vila foi elevada à condição de cidade por decreto do imperador brasileiro dom Pedro II. Após um período de decadência durante a maior parte do século XX, a cidade voltou a prosperar com a descoberta de petróleo na Bacia de Campos no final desse século.
Até a chegada dos portugueses ao Brasil, no século XVI, toda a região da foz do Rio Paraíba do Sul era ocupada pelos índios goitacá. A partir de 1630, a região passou a ser colonizada por pescadores provenientes de Cabo Frio. Data, dessa época, a construção da Ermida de São João Batista, que daria origem à Vila de São João Batista da Barra. No século XVIII, a vila tornou-se um importante ponto de passagem para o açúcar proveniente de Campos dos Goitacases em direção a Salvador. Em 17 de junho de 1850, a vila foi elevada à condição de cidade por decreto do imperador brasileiro dom Pedro II. Após um período de decadência durante a maior parte do século XX, a cidade voltou a prosperar com a descoberta de petróleo na Bacia de Campos no final desse século.
TURISMO
São João da Barra conta com diversas praias turísticas, como: Praia de Grussai, Praia de Chapéu de Sol, Praia do Açu e Praia de Atafona, conhecida pelas ruínas de casas transgredidas pelo mar, tornando submersas algumas ruas da região, além da Lagoa de Iquipari e Lagoa do Salgado.
São João da Barra conta com diversas praias turísticas, como: Praia de Grussai, Praia de Chapéu de Sol, Praia do Açu e Praia de Atafona, conhecida pelas ruínas de casas transgredidas pelo mar, tornando submersas algumas ruas da região, além da Lagoa de Iquipari e Lagoa do Salgado.
O Sesc Mineiro Grussai e o Pontal de Atafona (local de encontro entre o Rio Paraiba do Sul com o mar) também constituem pontos de interesse à visitação. É uma cidade calma, tranquila a beira mar.
No verão de 2008, a cidade recebeu cerca de 400 mil turistas, principalmente da região de Campos e dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Entretanto, ainda depende consideravelmente de Campos, maior município do Norte Fluminense, sobretudo nas áreas de saúde e educação de nível superior.
Toda esta calmaria, no entanto, pode ser ameaçada pelo projeto do Porto do Açu e do Distrito Industrial que o acompanha. Segundo ambientalistas fluminenses, tais projetos poderão ocasionar a degradação ambiental do estado, trazer impactos à pesca e provocar o êxodo de milhares de agricultores no distrito de Pipeiras. As promessas de desenvolvimento econômico podem significar também problemas muito maiores do que o pequeno município comporta.
Transporte
A BR-356 é a sua principal rota de acesso, ao ligar a cidade de Campos dos Goytacazes à São João da Barra. A cidade é servida por uma empresa de ônibus, que tem linhas municipais e distritais. No verão, a empresa coloca à disposição dos moradores e turistas um ônibus do tipo "jardineira", que faz principalmente os itinerários ligados às praias.
A BR-356 é a sua principal rota de acesso, ao ligar a cidade de Campos dos Goytacazes à São João da Barra. A cidade é servida por uma empresa de ônibus, que tem linhas municipais e distritais. No verão, a empresa coloca à disposição dos moradores e turistas um ônibus do tipo "jardineira", que faz principalmente os itinerários ligados às praias.
Há também o transporte alternativo, ligando o centro à outros distritos como Atafona e Grussaí e vice-versa.
Outros meios de transporte bastantes utilizados em São João da Barra são as pequenas embarcações que transportam moradores para as ilhas fluviais bem como para o município vizinho de São Francisco do Itabapoana. Escunas turísticas são bem utilizadas por visitantes e turistas, que desejam conhecer o delta do Rio Paraíba do Sul e os manguezais.
Patrimônios Culturais e Turísticos
Igreja de São João Batista
Igreja de Nossa Senhora da Penha
Igreja de São Pedro
Igreja de São Benedito
Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte
Igreja Nossa Senhora dos Navegantes
Palácio Cultural Carlos Martins
Cine Teatro São João
Centro Cultural Narcisa Amália
Antiga Casa da Câmara e Cadeia Municipal
Estação das Artes Derly Machado
Igreja de Santo Amaro
Cais do Imperador
Cais da Imperatriz
Cais do Alecrim
Ruínas do Trapiche
Solar do Comendadador André Gonçalves da Graça (atual Fórum)
Delta do Rio Paraíba do Sul
Ruínas de Atafona
Praia Fluvial do Viana
Usina Barcelos
Palmeiras Imperiais
Estação de trem da extinta Companhia da Leopoldina Railway, em de Atafona
Igreja de São João Batista
Igreja de Nossa Senhora da Penha
Igreja de São Pedro
Igreja de São Benedito
Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte
Igreja Nossa Senhora dos Navegantes
Palácio Cultural Carlos Martins
Cine Teatro São João
Centro Cultural Narcisa Amália
Antiga Casa da Câmara e Cadeia Municipal
Estação das Artes Derly Machado
Igreja de Santo Amaro
Cais do Imperador
Cais da Imperatriz
Cais do Alecrim
Ruínas do Trapiche
Solar do Comendadador André Gonçalves da Graça (atual Fórum)
Delta do Rio Paraíba do Sul
Ruínas de Atafona
Praia Fluvial do Viana
Usina Barcelos
Palmeiras Imperiais
Estação de trem da extinta Companhia da Leopoldina Railway, em de Atafona
CRESCIMENTO
São João da Barra vive a expectativa do início da operação no Complexo Industrial do Superporto do Açu, que é o maior empreendimento porto-indústria da América Latina e deverá movimentar, pelo menos, 350 milhões de toneladas por ano, entre exportações e importações, posicionando-se como um dos três maiores complexos portuários do mundo.
São João da Barra vive a expectativa do início da operação no Complexo Industrial do Superporto do Açu, que é o maior empreendimento porto-indústria da América Latina e deverá movimentar, pelo menos, 350 milhões de toneladas por ano, entre exportações e importações, posicionando-se como um dos três maiores complexos portuários do mundo.
O Complexo Industrial do Superporto do Açu se estende sobre mais de 90 quilômetros cerca de 130 km² e receberá usinas siderúrgicas, pólo metal-mecânico, unidade de armazenamento e tratamento de petróleo, estaleiro, indústrias offshore, plantas de pelotização, cimenteiras e usina termoelétrica e indústrias de tecnologia da informação dois complexos siderúrgicos, duas cimenteiras, um complexo de geração de energia, uma montadora, indústrias de autopeças, um polo metalmecânico, um terminal para armazenamento e tratamento de petróleo, um polo de indústrias e serviços de apoio ao offshore e indústrias de tecnologia da informação, com um investimento conjunto de mais de US$ 40 bilhões nos seus empreendimentos e geração de cerca de 50 mil empregos na região.
Em construção desde outubro de 2007, o Superporto do Açu é composto por dois conjuntos de terminais que juntos totalizam 17 quilômetros de cais: TX1, correspondente aos terminais offshore, e TX2, um desenvolvimento do canal interno de navegação com 3,5 quilômetros de extensão com mais de 13 mil metros de cais, largura 300 metros de largura e até 18 metros de profundidade.
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