sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Taxistas e motoristas do Uber se envolvem em conflitos em SP e no Rio


Do G1, em SP
Taxistas e motoristas do aplicativo Uber, serviço de transporte privado via smartphones, entraram em conflito nas duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, entre a noite desta quinta (28) e a madrugada desta sexta-feira (29).
Na capital paulista, a confusão ocorreu em frente ao hotel Unique, na Zona Sul, onde acontecia o baile de Carnaval da revista "Vogue". Taxistas tentaram barrar motoristas do Uber em frente ao hotel e houve confronto com policiais.
Luís Aguiar, diretor do Simtetaxi-SP (Sindicato dos Motoristas nas Empresas de Táxi no Estado de São Paulo), diz que foi feito um ofício para que a Prefeitura fiscalizasse o evento - o que não ocorreu. "O DTP [Departamento de Transporte Público] não mandou fiscalização, então a categoria começou a agir com as próprias maneiras dela."
Pelo menos dois carros foram danificados, segundo a PM - um Toyota Corolla de um motorista do Uber e um carro preto que não era do serviço, mas trafegava pelo local e foi atingido pelos taxistas.
Os ânimos ficaram exaltados das 23h até as 3h30, segundo a polícia, que foi chamada para intervir. Os taxistas chegaram a bloquear a avenida Brigadeiro Luís Antônio, em frente ao hotel, nos dois sentidos.
Um agente da CET relatou para PM que foi flagrado e agredido. Um fotógrafo que registrou a agressão do marronzinho também foi agredido pelos taxistas.
O Uber disse que repudia qualquer tipo de violência. A CET informou que chegou ao local por volta da 1h30 e não encontrou confusão.
Em nota, a Simtetaxis (Sindicato dos Motoristas nas Empresas de Táxi no Estado de SP), que participou da manifestação, disse que repudia a violência e acusa o poder público de se omitir sobre a questão.
Cassetete furtado
Ninguém foi detido, mas houve uso da força por parte dos policiais e diversos taxistas foram autuados por estacionar em fila dupla e bloquear a via, segundo a PM. Um policial militar teve seu cassetete furtado por um taxista, e um boletim de ocorrência foi registrado no 14º DP, em Pinheiros, devido ao incidente.
Por volta das 4h, parte do policiamento foi dispensado e apenas taxistas embarcavam passageiros em frente ao hotel.
Em nota, o Uber afirmou que "repudia qualquer tipo de violência e lamenta profundamente a selvageria que ocorreu nesta noite de uma festa tão bonita".
Taxistas causam tumulto em frente ao hotel Unique em São Paulo (SP), nesta quinta-feira (28), ao tentarem barrar alguns motoristas do aplicativo Uber. Houve confronto com policiais e um fotógrafo foi agredido pelos taxistas. O Vereador Adilson Amadeu que  (Foto: Chello Fotógrafo/Futura Press)Taxistas causam tumulto em frente ao hotel Unique, em São Paulo (Foto: Chello Fotógrafo/Futura Press)

Lagoa Rodrigo de Freitas
No Rio de Janeiro, ao menos dois motoristas do Uber estavam parados em um posto de combustível na Zona Sul da cidade, quando foram surpreendidos por cerca de 20 taxistas. Eles foram ameaçados e buscaram proteção na loja de conveniência do estabelecimento, segundo um dos motoristas.
Um segurança do posto tentou protegê-los e policiais militares foram chamados para acabar com o tumulto. Um carro teve a porta amassada e o retrovisor quebrado.
Outro motorista que passava pelo local também teve o carro danificado. Motorista do Uber, Mauri Célio diz que não estava trabalhando e apenas levava um amigo para casa. "Os taxistas me cercaram e começaram a depredar meu carro."
"Abri a janela para falar que não era Uber e tomei uma cusparada. Amassaram a porta do carona e traseira e até o capô. Só não depredaram mais o carro porque eu consegui sair do local. Se tivesse ficado eles tinham virado meu carro", diz Célio, que tem um Sentra preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário