O Rio Cricaré subiu cinco metros entre este domingo (24) e segunda-feira (25), em São Mateus, Norte do Espírito Santo, e a água invadiu casas. Trinta e duas famílias ficaram desabrigadas e estão alojadas nos casarões do Porto. A previsão é de que a chuva continue a cair no município até, pelo menos, quarta-feira (27).
O rio começou a transbordar do sábado (23), por causa da chuva que atinge o município desde a semana passada e também o estado de Minas Gerais, onde nasce o Cricaré. Antes, o rio enfrentava uma situação de seca, estava sete metros abaixo do nível normal por conta do período de estiagem.
Segundo a Defesa Civil, com a chegada das chuvas mais intensas no Espírito Santo e em Minas Gerais, o nível do rio começou a subir 50 centímetros por hora, no fim de semana.
Os bairros mais atingidos pela cheia foram Porto e Maruim. Algumas famílias que decidiram permanecer nas casas, acabaram ilhadas.
A auxiliar de serviços gerais Angelita Rodrigues conseguiu tirar os móveis antes que a água invadisse a casa dela. Agora, ela está em um dos casarões do Porto. "Graças a Deus não perdemos nada, agora é esperar a chuva passar e voltar para dentro de casa", disse.
A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros estão percorrendo as áreas alagadas e as de risco, e monitorando a cheia do rio.
"Pelo menos até quarta-feira, a previsão é de chuva. Na região da cabeceira do rio também existe essa previsão, então temos que ficar em alerta", disse o coordenador da Defesa Civil de São Mateus, Samuel Batista.
Sobre qualquer ocorrência de risco, a população pode ligar para os bombeiros no 193 e para a Defesa Civil no 3767-9721.
* Com informações de Seli Santos, da TV Gazeta Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário