quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

São Francisco terá Plano Municipal de Cultura





O município de São Francisco de Itabapoana terá ainda neste ano um Plano Municipal de Cultura, que prevê ações em prol do desenvolvimento e progresso da cultura regional. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC, por meio do Departamento de Cultura.

Na última segunda- feira (25) aconteceu o Encontro Municipal de Cultura de São Francisco, na sala de reuniões da SMEC, onde foram discutidas a confecção e definição das prioridades do plano. O evento contou com a participação de pessoas ligadas às artes, cultura popular, e organizações não governamentais.

O Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de São Francisco, junto de representantes da  Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, apresentou aos participantes o modelo do Sistema Municipal de Cultura para modificações e debate acerca dos rumos da cultura no Município.

O Prefeito Pedrinho Cherene explicou que o principal objetivo é  alinhar a política cultural de São Francisco com as do Estado do Rio de janeiro e do Governo Federal, respeitando as singularidades  de cada região.

“Assinei recentemente um termo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura- SNC, que destaca a importância da elaboração do Sistema Municipal de Cultura, um instrumento de gestão de médio e longo prazo, no qual o poder público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais com base em programas, projetos e ações garantidas por lei”, ressaltou.

Pedrinho disse ainda que após a criação do Plano Municipal de Cultura, o governo municipal terá mais facilidade no que se refere à liberação de recursos do Estado e do Governo Federal em benefício da cultura sanfranciscana.

A próxima reunião para discutir o plano está prevista para acontecer no dia 15 e 16 de fevereiro, a partir das 13h,  na sala de reuniões da SMEC, situada na Avenida  Vereador Edenites da Silva Viana nº. 141, Centro, (antiga Rua Joaquim da Mota Sobrinho).
           




-- 
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário