sábado, 1 de março de 2014

PETROBRAS AFIRMA QUE FALHA EM VÁLVULA PROVOCOU INCLINAÇÃO NA SS-53


Incidente ocorreu devido a alagamento em um dos tanques da embarcação
 Portal do Amazonas

Incidente ocorreu devido a alagamento em um dos tanques da embarcação

A Petrobras divulgou nota informando que a inclinação na plataforma SS-53 ocorrida durante a madrugada desta sexta-feira (28/02), localizada no campo de Marlin, na Bacia de Campos, ocorreu devido a alagamento em um dos tanques da embarcação, motivado por falha na válvula do sistema de lastro, responsável pelo controle da estabilidade da unidade.
A plataforma de petróleo SS-53, adernou durante a madrugada com 113 tripulantes a bordo. De acordo com o Sindipetro a informação é que a plataforma adernou, mas teria sido estabilizada já nas primeiras horas desta manhã.
As primeiras informações davam conta que 79 pessoas estavam a bordo e foram resgatadas através de uma cesta de transbordo. Elas foram levadas para outra plataforma, outros 34 tripulantes, funcionários da Noble, empresa que presta serviços para a Petrobrás teriam sido resgatados por último, por conta das fortes ondas na região, que atingiam cerca de quatro metros.
A SS-53 é uma plataforma de perfuração de propriedade da empresa Noble que presta serviços à Petrobras.
O Diretor do Sindipetro-NF, Vitor Carvalho, disse ao Site Ururau que a plataforma está estabilizada e que nenhum trabalhador se feriu. “Desde uma hora da madrugada os trabalhadores começaram a ligar para gente informando que a plataforma apresentou uma inclinação durante a madrugada e os trabalhadores foram desembarcados, nem todos conseguiram desembarcar ainda. Nossa preocupação é com a saúde e com a segurança dos trabalhadores, que a princípio nenhum se feriu", ressaltou.
Segundo Vitor, a plataforma SS-43 não está operando como perfuração, mas sendo utilizada como flotel. "Os trabalhadores dormem na plataforma e durante o dia eles são levados para outras plataformas para trabalhar”, afirmou.
Quinze embarcações foram disponibilizadas para apoiar os funcionários e garantir o controle da estabilização da plataforma. Cerca de 30 trabalhadores ainda estão na plataforma SS-53 aguardando o resgate.
Segundo Vitor Carvalho, os 79 trabalhadores que foram resgatados iriam atuar em outras plataformas são assistidos pelo Sindpetro-NF, já os trabalhadores que ficaram são trabalhadores da Noble e esses teriam sido atendidos por outro sindicato.
Vitor afirmou que o Sindpetro-NF vai cobrar da Petrobras que venha a público se pronunciar como contratante da Noble ou responsável pela aplicação da política de saúde e segurança, já que a Noble segue os preceitos de saúde e segurança determinados pela Petrobras.
De acordo com a nota da Petrobras, a Plataforma SS-53, na bacia de Campos está estabilizada e não corre risco de afundar. Uma equipe de contingência está a bordo fazendo todos os procedimentos de segurança.  
NOTA
Conforme divulgado esta manhã pela empresa Noble do Brasil, a Petrobras informa que na madrugada desta sexta-feira (28/02) a plataforma de perfuração SS-53, da empresa Noble do Brasil, que opera no campo de Marlim, na Bacia de Campos, apresentou adernamento (inclinação) de cerca de 3,5 graus. O incidente ocorreu devido a alagamento em um dos tanques da embarcação, motivado por falha na válvula do sistema de lastro, responsável pelo controle da estabilidade da unidade.
As equipes de emergência atuaram imediatamente, tendo sido tomadas todas as medidas necessárias para o controle da ocorrência. A unidade foi estabilizada e desconectada do poço, que se encontra em condições de segurança. As autoridades competentes foram informadas, não houve vítimas e, para garantir a segurança da força de trabalho a bordo, foi realizado o desembarque marítimo de 77 pessoas, por meio de embarcações de apoio. Foi mantido um contingente mínimo de 36 técnicos especializados, com o objetivo de restaurar as condições normais de operação da plataforma.
Conforme política de segurança, meio ambiente e saúde da Petrobras, que leva em consideração os mais rigorosos padrões internacionais, a Noble do Brasil mantém equipes técnicas devidamente treinadas para ocorrências dessa natureza.
Publicidade



Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário