segunda-feira, 24 de março de 2014

ROSINHA LANÇA VACINA CONTRA HPV PARA MENINOS


expectativa é vacinar cerca de 12 mil meninos nessa faixa etária no primeiro ano
Prefeita Rosinha Garotinho na Rádio Diário  (36)A prefeita Rosinha Garotinho lança nesta terça-feira (25), às 19h, a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) para meninos de 11 a 13 anos de idade, na rede municipal de saúde. A solenidade acontece no Teatro Municipal Trianon, com palestra do Doutor Mauro Romero Passos, professor de Infectologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), considerado um dos maiores especialistas em HPV do Brasil.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, a expectativa é vacinar cerca de 12 mil meninos nessa faixa etária no primeiro ano. Desde setembro de 2010, o município já oferece a vacina HPV para meninas de 11 a 15 anos de idade. Cerca de 90 mil doses já foram aplicadas, vacinando aproximadamente 32 mil adolescentes.
- A medida confirma que Campos oferece o maior Programa de Imunização do país e ratifica o pioneirismo do município, ao implantar vacinas especiais, de graça na rede municipal, com recursos dos royalties, para públicos diferentes. Somente agora, o Ministério da Saúde começou a vacinar as meninas, mas somente com idades entre 11 e 13 anos. Nós vacinamos um público bem maior – afirmou Doutor Chicão.
No caso dos meninos, a vacina oferece proteção, principalmente, contra as verrugas genitais e demais cânceres relacionados ao HPV, principalmente ânus, pênis e outros. O diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, destaca que os resultados sobre o impacto do uso da vacina quadrivalente contra o HPV foram publicados na revista científica internacional Trials in Vaccinology.
- Entre os dados obtidos na análise, destaca-se a redução em 55% de novos casos de verrugas genitais em mulheres com menos de 21 anos. O estudo reforça os resultados já obtidos em outros países como a Austrália e Reino Unido, e é de extrema importância para o Brasil, já que a queda na incidência de verrugas genitais é um marcador precoce de efetividade da vacina quadrivalente contra HPV – explicou.
Veja aqui outras vacinas especiais garantidas pela Prefeitura:
Vacina PREVENAR – Com a implantação da Prevenar, em 2009, a Prefeitura promoveu a redução total de casos de meningite pneumocócica em 2010. Também houve redução de mais de 50% nas internações por doenças pneumocócicas. Desde então, mais de 40 mil crianças foram beneficiadas, somando quase 100 mil doses aplicadas.
Vacina HEPATITE A – Mais de 20 mil crianças foram beneficiadas, totalizando 40 mil doses aplicadas, e promovendo a redução de mais de 85% na circulação do vírus no município, conforme estudos realizados em mais de 1.000 crianças. Nenhum caso de hepatite A foi notificado em 2013. (IMPLANTAÇÃO: 2011)
Vacina CATAPORA – Mais de 9 mil crianças foram beneficiadas com a vacinação contra catapora, cujo processo de imunização foi iniciado em 2013. O município reduziu em mais de 80% o número de surtos por catapora. Os casos que chegam são isolados e em crianças fora da faixa etária.24 horas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário