Mauro de Souza/ Arquivo Ururau
Previsão é que a vacina seja concluída no prazo de cinco anos
A cidade de Campos é um dos 60 municípios do Brasil escolhidos pelo Ministério da Saúde para testar a vacina contra a dengue. A cidade foi selecionada por ser um município de porte médio, além de possuir Vigilância em Saúde de excelente nível, maior Programa Municipal de Imunização e disponibilidade de fazer a vacina. Além dos testes também será feito paralelamente um estudo de prevalência da doença.
A previsão é que a vacina seja concluída no prazo de cinco anos. Ela já está em fase de testes em humanos e é desenvolvida pelo Instituto Butantan. A expectativa é que o imunobiológico seja administrado em uma única dose e combata os quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4). A pesquisa pelo Instituto Butantan iniciou em 2006. O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também está pesquisando uma nova vacina contra a dengue.
Dr. Luiz também informou que o município é o único município do Estado a contar com um Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas. O Centro funciona durante o ano todo e além do diagnóstico, ele também habilita estudantes de medicina e profissionais.
“A gente tem um serviço prestado não só na parte do diagnóstico, mas também na formação de alunos”, finaliza o médico, acrescentando que o Centro possui 42 trabalhos científicos publicados sobre a dengue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário