A prefeita Rosinha Garotinho entregou o tablet a Valmique, que também ganhou a publicação do seu livro e uma viagem à Nasa
“O dia de hoje fica marcado na minha vida. Me convidaram para vir aqui com a minha família para receber uma homenagem da prefeita Rosinha Garotinho, por causa da minha redação ter sido escolhida noConcurso da Nasa, e fui surpreendido com três prêmios: este tablet, uma viagem de presente, junto com minha mãe e minha professora à Flórida, para conhecer a Nasa, e também a publicação do meu livro de poesias, pela Prefeitura. Estou muito feliz”, disse o aluno da Escola Municipal Getúlio Vargas, de Tocos, Valmique Bento da Silva de Oliveira, 14 anos.
- Será a realização de um sonho, porque sempre tive vontade de conhecer a Nasa e ver de perto o ambiente dos astronautas. Espero que o meu livro ajude as pessoas a refletir sobre o amor de Deus – disse o estudante, que está cursando o 9º ano do ensino fundamental.
Valmique foi homenageado na sede da Prefeitura pela prefeita Rosinha Garotinho, representando o Executivo, e pelo vereador Paulo Hirano, que representou o Legislativo de Campos, e fez discurso emocionante. Além da prefeita e do representante do Legislativo, outras autoridades também homenagearam o aluno, a sua professora de Língua Portuguesa, Sílvia Helena Ribeiro Neto Pessanha; e o diretor da Escola, Júlio César da Paixão Barreto.
Durante a solenidade, o aluno e a professora foram contemplados com um tablet. “Estou muito feliz, não por todo este Ibope por causa da Redação do Valmique, mas porque eu e minhas seis irmãs, todas professoras, choronas como eu, acreditamos no resultado dos esforços para fazer uma boa educação. O resultado é este”, disse Silvia, sem conter as lágrimas e a alegria.
- Não devemos deixar de aproveitar a oportunidade que a vida nos oferece. Apareceu a oportunidade na vida do Valmique e ele soube agarrar. Quero parabeniza-lo por isso. O mérito deve ser dividido com a professora Sílvia Helena, que sabe aplicar a motivação que cada um de nós tem, para despertar a motivação no seu próximo. Você, Silvia, como professora, foi especial na vida de muita gente, e especialmente na vida de Valmique. O saber e o conhecimento são algo que ninguém pode tirar da gente e a leitura ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e termos visão ampla do que precisamos para viver melhor – disse a prefeita.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marinéia Abude, declarou emocionada: “Sei como é difícil seduzir o aluno para a literatura e a pesquisa, mas quando o professor ama a profissão, sabe motivar o aluno ao aprendizado. A escola pública é de crescimento. Sempre estudei em escola pública e sempre procurei trabalhar em escola pública. Ninguém escreve do nada. Escrever é exercício e isso aconteceu: a professora Sílvia soube fazer muito bem”.
Leia a poesia de Valmique:
COMO IAPETUS, EU SOU PARA VOCÊ
Eu tenho um passado
Que é como uma cadeia de montanhas
maior que o Everest
E é impossível alguém descobrir o topo
Mas o meu lado sentimental
estava sempre voltado para você.
Algo muito intrigante sobre mim
É que minha metade
É coberta por uma substância brilhosa
Que eu revelo hoje o porquê
É que o lado voltado para você
Estará sempre brilhante de felicidade
Porque está sempre comigo
Mas eu tenho uma metade escura
Que não irá descobrir. 24 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário