terça-feira, 26 de novembro de 2013

DIA DA CONSCIENCIA NEGRA CELEBRADO EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA

Dia da Consciência Negra celebrado com evento em São Francisco de Itabapoana
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana celebrou o Dia da Consciência Negra, comemorado no







último dia 20, com um evento no Centro Cultural Barracão de Gargaú. Por dois dias – sexta-feira (22/11) e sábado (23/11) –, o espaço esteve aberto para que o público pudesse participar de uma intensa programação, incluindo exposições, oficinas, exibição de vídeo e apresentação de danças.
No primeiro dia do evento, aconteceu a abertura oficial, com a presença, entre outros, do prefeito Pedrinho Cherene, da secretária de Educação e Cultura, Kátia Martins, da subsecretária Rosaura Amaral, e do diretor do Departamento de Cultura, Edson Martins. Ainda na sexta-feira, foi realizada uma oficina de máscaras africanas e a exposição de máscaras.
Confeccionadas por alunos do CIEP Brizolão-470 Celso Martins Cordeiro com jornal, isopor, cola de trigo, tampinhas de corante líquido, pena de aves, cordas de sisal, papelão e tintas à base de água, as peças simbolizavam as máscaras utilizadas nos cerimoniais africanos. Outra atração na sexta-feira foi a exibição do filme “Mar de esperança”, também produzido por alunos do CIEP, no ano de 2008, e que conta a história do cemitério de escravos da praia de Manguinhos, localizada no segundo distrito do município.
No sábado, a programação foi retomada no início da tarde com almoço e show de pagode, prosseguindo com oficina de abayomi (bonecas de estética africana confeccionadas com material reaproveitado). À noite, além de jantar e performance corporal, houve jongo das comunidades quilombolas de Barrinha e Deserto Feliz e apresentação do grupo de Mana Chica de Gargaú.
- A proposta foi celebrar o Dia da Consciência Negra e destacar a importância da cultura africana na formação de nosso povo. Foi um evento elaborado em um período de dois meses, com um minucioso trabalho de pesquisa para que chegássemos a esse resultado satisfatório, no qual pudemos mostrar a beleza e a importância da cultura africana, que tanto se faz presente em nossas vidas – destacou o diretor do Departamento Municipal de Cultura, Edson Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário