quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

TSE cassa mandatos de 3 vereadores e suplente de São Pedro da Aldeia, RJ


Do G1 Região dos Lagos
Três vereadores e um suplente de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, tiveram seus mandatos cassados em sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (4). André Luiz Santos, o André de Gilson (PSB); Jorge Antônio Lessa, o Jorginho (PSD); Luciano Leite, o Guga de Mica (PMDB); e Aguinaldo Sodré - este último suplente no atual mandato e ex-presidente da Câmara no mandato anterior - foram condenados por abuso de poder econômico e político durante a campanha eleitoral de 2012.
Segundo a acusação do Ministério Público Eleitoral (MPE), os parlamentares teriam utilizado medicamentos que deveriam ser fornecidos gratuitamente em farmácias populares, para distribuir entre os eleitores como forma de angariar votos. Ainda de acordo com o MPE, eles teriam usado de influência para conseguir consultas médicas junto à Secretaria Municipal de Saúde e atestados de saúde para eleitores, bem como distribuição de receitas em branco.
Com a condenação, os vereadores estão inelegíveis por oito anos, com base no que prevê a Lei da Ficha Limpa (Lei nº 135/2010).
A reportagem do G1 entrou em contato com a Câmara Municipal e tenta falar com os condenados, mas não teve retorno. A reportagem também pediu resposta à Prefeitura de São Pedro sobre a acusação de ter facilitado a marcação de consultas médicas, entre outros, para os vereadores. A Prefeitura também não respondeu até a publicação desta notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário