domingo, 28 de setembro de 2014

Depois de 21 horas de combate, incêndio é controlado em área do Açu


Fogo começou na parte da tarde e atingiu uma grande área que pertence a Prumo
 Ururau

Fogo começou na parte da tarde e atingiu uma grande área que pertence a Prumo

Bombeiros militares e brigadistas do Porto do Açu controlaram 
no
 início da tarde deste sábado (28/09) o incêndio que devastou a vegetação e destruiu grande área desapropriada no 5º distrito de São João da Barra.O fogo, que começou por volta das 15h, desta sexta-feira (26/09) se espalhou rapidamente na vegetação seca, impulsionado pelo vento. Foram 21 horas de trabalho intenso.
Devido a grande proporção do incêndio, brigadas de outras empresas particulares foram chamadas para ajudar. Todo efetivo do Corpo de Bombeiros Militar foi acionado, inclusive militares de folga e de batalhões deoutros municípios. A extensão da área devastada ainda não foi calculada. 
Mais de 100 homens passaram a madrugada tentando apagar o incêndio. Um caminhão pipa, 
com
capacidade de 30 mil litros de água do Corpo de Bombeiros passou a ser reabastecido pela própria empresa e pela Prefeitura, para ajudar na contenção do fogo.
Com a persistência das chamas, animais silvestres, como uma cobra apareceu na estrada para fugir do fogo.
A estrada de acesso ao Açu teve que ser fechada na madrugada, o que se repete todas as vezes que a fumaça invade o asfalto, impedindo a visibilidade. Na noite desta sexta, três famílias do distrito tiveram que deixar suas casas por causa da fumaça e ir para casa de parentes. Ainda havia o risco eminente pelo fato de não ser possível naquele momento dimensionar a proporção que o incêndio poderia tomar. Na manhã deste sábado as famílias puderam retornar para suas residências.
Ainda não há confirmação sobre a causa do incêndio, mas a hipótese provável é que seja por causa da seca que atinge a região.
Para este sábado não há previsão de chuva em São João da Barra e na região. Segundo o Climatempo, neste domingo deve chover apenas dois milímetros, entre a tarde e a noite, ou seja, uma quantidade muito pequena.
Por meio de nota à imprensa, a Prumo informou, às 14h04, que já foram controlados todos os focos de incêndio que atingiram a área do complexo industrial do Porto do Açu.
"Cerca de 150 pessoas atuaram desde a tarde de sexta-feira-feira (26) no combate ao incêndio. Entre eles o Corpo de Bombeiros de São João da Barra, Campos, Itaperuna, a Defesa Civil de São João da Barra e a Prefeitura de SJB, além da Brigada de Incêndio da Prumo. As empresas Ferroport, Marpem, Braço Forte, Concremat e HPW também atuaram no combate ao fogo.
A Defesa Civil foi acionada e, junto com a equipe de Responsabilidade Social da Prumo, acompanhou as famílias que estavam na área de risco. A empresa mobilizou ônibus e equipes sociais, que estiveram durante o todo o período na área de risco prestando suporte as famílias. Apesar do fogo não ter atingido nenhuma área residencial, foi necessária a remoção de três famílias, por causa da fumaça que atingiu o local. Elas já retornaram a suas casas.
Ainda não se sabe a causa do incêndio, que foi propagado pelos fortes ventos na área". 

Galeria de Fotos 

 Ururau
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário