O reajuste autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi de 11,11% (veja tabela). Ao definir o novo valor, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) considerou, além da reposição acionária (IPCA), o impacto da nova Lei dos Caminhoneiros (Lei nº 13103/2015), que prevê a não-cobrança dos eixos suspensos para caminhões vazios e o aumento da tolerância dos limites de peso, passando de 5% para 10%. A mudança causa o incremento do sobrepeso no pavimento e consequentemente o seu desgaste prematuro, acarretando no aumento do programa de manutenção do pavimento.
As tarifas de pedágio também são responsáveis por financiar as obras de ampliação e modernização da rodovia, os serviços de socorro de saúde e mecânico, assim como toda a estrutura de monitoramento da BR-101 RJ/Norte. Como reflexo direto dos investimento de cerca de R$ 2,5 bilhões desde 2008 na rodovia, 2016 foi o quarto ano consecutivo de redução de acidentes e mortes. Até o final da concessão, estão previstos investimentos de cerca de R$5,5 bilhões na rodovia.
A Autopista Fluminense já entregou 86,9 km de pistas duplicadas na BR-101 RJ/Norte. Outros 40,1 km estão em obras e terão trechos liberados conforme andamento dos trabalhos nos próximos meses, sendo 10 km entre Campos e Macaé e outros 30 km entre Casimiro, Silva Jardim e Rio Bonito.
Fonte: Ascom
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