terça-feira, 31 de janeiro de 2017

ES confirma mais uma morte por febre amarela; agora em Pancas


Do G1 ES
A segunda morte por febre amarela dentro do Espírito Santo foi anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na manhã desta terça-feira (31). O nome e o sexo da vítima não foram informados, mas morava em Pancas. A outra vítima, moradora de Ibatiba, foi anunciada na segunda-feira (30).
Nesta terça-feira, a Sesa informou que recebeu 45 notificações de suspeita de febre amarela. Duas notificações foram descartadas. Do total de 43, 11 casos foram confirmados para febre amarela silvestre, sendo que dois evoluiram para óbito, sete receberam alta hospitalar e dois estão internados em estado estável.
Diretor do IEC participa de coletiva com o secretário da Saúde (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Diretor do IEC participa de coletiva com o secretário da Saúde (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Os casos confirmados são de cinco moradores de Ibatiba, um de Baixo Guandu, um de Brejatuba, um de Colatina, um Conceição do Castelo, um de Itaguaçu, um de Pancas.
Com isso, há 32 casos em investigação, com quadro indicativo também de leptospirose, febre maculosa, dengue e outras doenças com sintomas semelhantes.
 
O secretário Ricardo Oliveira ressaltou que todos os casos registrados até o momento são de pessoas residentes em áreas rurais e que a transmissão ocorreu em área de mata.
Oliveira lembrou que, além da vacinação, outra forma de evitar que a febre amarela chegue à área urbana é combatendo o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença nas cidades.
Vacina
A Secretaria de Saúde receberá 700 mil doses da vacina contra a febre amarela nesta terça-feira (31), mas o material vai estar disponível para os municípios na quarta-feira (1). As demais 300 mil doses devem chegar até sexta-feira (3). Com isso, totaliza 2 milhões de doses de vacinas enviadas ao estado pelo Ministério da Saúde.
As doses solicitadas serão destinadas a ampliação da vacinação cautelar e para os viajantes dos demais municípios.
A vacinação cautelar foi ampliada para 60 municípios, levando em consideração a proximidade geográfica entre eles e a ligação que eles mantêm a região capixaba que faz divisa com Minas Gerais por meio da faixa contínua de floresta.
Veja a lista das cidades:
Água Doce do Norte,
Alto Rio Novo,
Baixo Guandu,
Barra de São Francisco,
Brejetuba,
Divino de São Lourenço,
Dores do Rio Preto,
Guaçuí,
Ibatiba,
Ibitirama,
Irupi,
Iúna,
Laranja da Terra,
Mantenópolis,
Montanha,
Mucurici,
Pancas,
Afonso Cláudio,
Ecoporanga,
Colatina,
Itaguaçu,
Governador Lindenberg,
Conceição do Castelo,
Venda Nova do Imigrante,
São Roque do Canaã,
São Gabriel da Palha,
Marilândia,
Domingos Martins,
Itarana,
Santa Teresa,
Castelo,
Iconha,
Muniz Freire,
Águia Branca,
São Domingos do Norte,
Santa Leopoldina,
Santa Maria de Jetibá,
Alegre,
Apiacá,
Atílio Vivácqua,
Bom Jesus do Norte,
Cachoeiro de Itapemirim,
Fundão,
Ibiraçu,
Jerônimo Monteiro,
Mimoso do Sul,
Muqui,
Nova Venécia,
Ponto Belo,
Rio Bananal,
Rio Novo do Sul,
São José do Calçado,
Sooretama,
Vila Pavão,
Vila Valério,
Vargem Alta,
Marechal Floriano,
Viana,
Alfredo Chaves e
João Neiva.
Orientação
A orientação da Sesa é que os municípios que estão realizando vacinação cautelar vacinem primeiro quem mora na zona rural e depois as pessoas que residem na área urbana.
Para o restante do estado, a recomendação de vacinação continua a mesma: apenas pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata localizadas em áreas de risco para febre amarela, inclusive nestes municípios do Espírito Santo que estão realizando a vacinação cautelar.
Quem for viajar para áreas rurais, a Sesa orienta que utilize roupas que protejam contra picadas de insetos, como blusas de mangas compridas, calças e sapatos fechados, e que use repelente ou vacine-se com no mínimo 10 dias de antecedência, caso seja a primeira dose.
Medicamentos
A Sesa enviou, no domingo (29), soro e medicamentos para auxiliar o atendimento no Pronto Atendimento (PA) de Ibatiba. Ainda nesta semana, um médico será enviado para Ibatiba para ajudar no atendimento aos pacientes do município. 
Doação de sangue
O Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) pede o apoio da população para doar sangue. Quem tomou a primeira dose da vacina contra febre amarela ou a dose de reforço – que é aplicada dez anos após a primeira – deve aguardar 30 dias para doar sangue. Veja onde doar.
t

Nenhum comentário:

Postar um comentário