domingo, 29 de janeiro de 2017

Febre Amarela: "Cinturão de bloqueio" em Santa Maria e Santo Eduardo


  
Agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão nesta sexta-feira (27/01) nos distritos de Santo Eduardo e Santa Maria, que fazem parte da área de bloqueio anunciada pelo Estado do Rio, realizando cordão de isolamento contra a febre amarela. A ação reforça a mobilização que já vem sendo realizada pela prefeitura de Campos com disponibilização de vacinas para pessoas que vão viajar para regiões onde há registros da doença. 
O diretor do CCZ/Campos, Jorgeamado de Almeida, explica que nos dois distritos não foi identificado, em mutirões realizados anteriormente, índice larvário.  Santa Maria e Santo Eduardo ficam no limite do estado do Rio com o Espírito Santo. 
"O CCZ realiza mutirão todas as sextas-feiras no Farol de São Thomé para o controle de roedores, e em outras localidades para o controle do Aedes aegypti, mas em virtude dessa questão da febre amarela, a decisão foi direcionar os trabalhos nesta região de bloqueio nesta semana. O mutirão será voltado para controle do vetor Aedes aegypti transmissor da febre amarela, dengue, chikungunya e zika. Pedimos a colaboração da população para que abra as portas, colabore com os agentes e, sobretudo, faça o dever de casa. Dediquem 10 minutos verificando sua residência e quintal", disse Jorgeamado. 
Ele explica ainda que se numa região onde há o vetor chega uma pessoa com a doença é fechado o ciclo. O mosquito passa a ter o vírus. "E é isso que queremos impedir, evitar o fechamento desse ciclo", disse. 
O cordão de isolamento será feito por cerca de 120 agentes no horário das 8h às 14 h. Os agentes vão atuar com larvicida e se forem encontradas larvas serão recolhidas para  análise no  CCZ. 
CINTURÃO DE BLOQUEIO 
 A coordenadora da Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira, vai receber a imprensa nesta sexta-feira (27/01), às 8h, no Centro de Saúde, para apresentar os detalhes que foram discutidos na reunião com a Secretaria Estadual de Saúde, na quinta-feira (26), em Miracema. No encontro, o órgão estadual recebeu representantes de 16 municípios para traçar as estratégias para vacinação de bloqueio contra a Febre Amarela no Estado do Rio e teve como objetivo traça estratégias de bloqueiro para imunizar da população. Inicialmente Campos recebeu 5 mil doses da vacina e a imunização começa na segunda-feira (30/01). 
foram encomendadas 350 mil doses da vacina contra a febre amarela, das quais 200 mil serão destinadas aos municípios alvo da campanha. As demais doses servirão como reabastecimento para outros municípios do Rio, como aqueles da região metropolitana, que já sofrem com falta da medicação. O secretário adiantou também que mais vacinas foram solicitadas ao Ministério da Saúde. 

 Fonte Redação/Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário