terça-feira, 28 de outubro de 2014

Paes promete ajudar Pezão na ampliação do Metrô


Prefeito do Rio promete ajudar com recursos o projeto da Linha 4.
Projeto prevê a ligação da Barra da Tijuca ao Recreio.

Do G1 Rio
O prefeito Eduardo Paes declarou que pode ajudar o governo do estado na ampliação da Linha 4 do Metrô, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A Linha 4 atualmente está prevista para circular entre os bairros de Ipanema e a Barra da Tijuca, a partir das Olimpíadas de 2016.
Nos planos anunciados por Pezão também estão a construção da Linha 3, a primeira linha intermunicipal, que ligaria os municípios do Rio de Janeiro, de Niterói, de São Gonçalo e de Itaboraí, cujas obras o governador pretende começar ainda este ano.
Pezão afirmou que espera contar com a ajuda do prefeito do Rio neste projeto.
“Quero que a Prefeitura seja nossa parceira, para levarmos o Metrô até o Recreio dos Bandeirantes. Acho que vou conseguir. Estou seduzindo o prefeito Eduardo Paes para nos auxiliar."
Na segunda-feira (27), Eduardo Paes, por outro lado, disse que pretende ajudar, mas não com recursos financeiros.
“Dinheiro, recursos do tesouro, a Prefeitura do Rio não dispõe pela quantidade de obras e de investimentos que a gente já faz na cidade.”
Já nesta terça (28), ele mudou de ideia e afirmou que pretende colaborar.

“A Prefeitura tem uma capacidade grande de investimento, tem uma condição de endividamento muito baixa, as finanças são muito organizadas. O tempo se encaixa, tem muita obra de infraestrutura acontecendo. Nós vamos continuar ajudando, governos precisando da nossa ajuda e sempre terão.”
Especialista afirma que Região Metropolitana deve ser prioridade
Para Alexandre Rojas, especialista em transporte, a disposição do governador de investir em Metrô é um bom começo para melhorar o transporte da cidade. Ele acredita que a opção é melhor do que transformar os BRTs em veículos sobre trilhos, os VLTs.
Para ele, a prioridade seria a Linha 3, pois a região é mais carente de transporte público e possui uma maior densidade populacional. Mas a expansão da Linha 4 seria mais fácil de executar.
"É uma obra com menor complexidade, pois é uma região com menos intervenções subterrâneas. Então, é mais simples. Pois já há experiência em obras similares em Ipanema.” afirma ele.
O Tatuzão, que escavava o túnel entre Ipanema e Gávea, parou em maio, quando parte do terreno cedeu. Cinco meses depois, ainda não há previsão para a retomada do trabalho.
A concessionária da Linha 4 do Metrô informou que a entrega do trecho entre os bairros de Ipanema e Barra da Tijuca está mantida para o primeiro semestre de 2016.

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