quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Polícia prende mais um suspeito de envolvimento com abortos no Rio


Outros dois suspeitos tinham sido presos de madrugada.
Vídeo mostra um deles deixando clínica.

Do G1 Rio
A Polícia Civil do Rio prendeu na tarde desta quarta-feira (29) mais um envolvido com a prática de abortos no estado, identificado como Eduardo José da Silva Corrêa. Com a prisão, o número de presos na operação Herodes, que desbaratou uma rede de clínicas este mês em várias regiões do Rio, subiu para 62. Como informou a GloboNews, ele é suspeito de fazer a segurança da quadrilha.
Durante a madrugada, foi preso o médico Guilherme Estrela Aranha, apontado como chefe do núcleo da rede que realizava abortos na Tijuca, Zona Norte do Rio. Horas antes, na noite de terça (28), o policial civil Agostinho Rodrigues da Silva também foi preso por fazer segurança de uma das clínicas. A Operação Herodes, deflagrada no dia 13, prendeu dezenas de médicos e militares que fariam a segurança das clínicas foram presos.
Escutas obtidas pela Globonews mostram como a quadrilha praticava as cirurgias ilegais em clínicas clandestinas. A investigação começou no fim de 2012, quando alguns dos lugares onde aconteciam abortos foram interditados, e integrantes do grupo foram presos.
Os agenciadores não falavam às clientes onde seria realizado o aborto e esses locais passaram a ser itinerantes. Ora em clínicas, ora em salas alugadas, ou até na casa dos integrantes.
Segundo a Corregedoria da Polícia Civil no Rio de Janeiro, há registros de que a quadrilha desmantelada realizava abortos até em meninas de 13 anos de idade. O médico Aloísio Soares Guimarães é considerado pela polícia como um dos chefes da quadrilha. Ele, que é morador do Leblon, faria abortos desde 1972 em uma clínica clandestina em Copacabana. Na casa dele, foram apreendidos R$ 532 mil.
De acordo com o delegado da corregedoria, Felipe Bittencourt do Vale, a demanda era muito maior do que a oferta. "Em determinadas clínicas, o médico chegava a se recusar a atender mais de 10 gestantes por dia", afirmou.
Durante a apuração, a Corregedoria Interna da Polícia Civil do Rio de Janeiro (Coinpol) constatou que a organização criminosa era dividida em sete núcleos - Campo Grande, Copacabana, Botafogo, Bonsucesso, Rocha, Tijuca, Guadalupe - com área de atuação na capital e na Região Metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário