Ururau/Arquivo
Crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos de idade deverão ser vacinadas
A Campanha Nacional de Vacinação 2014 contra o sarampo e a poliomielite será aberta no próximo dia 8 e prosseguirá até 28 de novembro. Em Campos, haverá dois sábados de mobilização – Dia D: 8 de novembro e 22 de novembro, de acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.
Crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos de idade deverão ser vacinadas. Na segunda-feira (03/11), às 18h, haverá uma reunião na Secretaria de Saúde com as unidades de saúde, para tratar da estratégia da campanha.
"Vamos falar com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Centros de Referência sobre os aspectos de transmissão e disseminação das doenças imunopreveníveis, tanto no panorama estadual quanto mundial. Também vamos apresentar a logística de insumos, material informativo, entre outros", disse o vice-prefeito.
HPV - No mesmo período, meninas entre 11 e 13 anos de outras cidades receberão a segunda dose da Campanha Nacional contra o HPV. No entanto, em Campos, as doses já estão incluídas no Programa Municipal de Imunização, ou seja, na rotina de vacinação. O cronograma segue normalmente nas escolas públicas e particulares do município e na sede da Secretaria de Saúde.
PARALISIA INFANTIL - A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus e só é contraindicada para crianças que apresentarem febre, diarreia, vômito e imunodeficiência. A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa. Os sintomas geralmente aparecem de forma branda, mas em 20% dos casos, as crianças podem adquirir paraplegia ou tetraplegia. A doença não tem cura e a vacina é a única forma de prevenção.
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário