Divulgação
Site Ururau recebe fotos que mostram momento em que carga era transportada
Na última quarta-feira (22/10) foi amplamente divulgado, sendo em primeira mão no blog do professor Roberto Moraes, que havia atracado no Porto do Açu, exatamente às 08h10 da manhã, no Terminal 1, o navio Key Light - Panamá (IMO 9490129), responsável por fazer o primeiro embarque de minério de ferro do Projeto Minas-Rio e movimentação de cargas do mega empreendimento na cidade de São João da Barra. A embarcação, que deixou o Porto do Açu no sábado (25/10), está a caminho da China.
Três dias depois, já que não havia confirmação alguma por parte das empresas envolvidas, a assessoria de imprensa da Anglo American confirmou através de nota, o 1º embarque de minério, conforme mostram as fotos recebidas pelo Site Ururau.
Em nota ainda, a empresa, além de destacar que o embarque foi feito ‘dentro do prazo e do orçamento previamente informados’, antecipou ainda que outras embarcações estão previstas para atracar já nesta segunda-feira, ‘entre estes o navio SANTOS SUPPLIER previsto para atracar às 00h45 desta segunda feira, assim como o FAR SOVEREIGN, também previsto para atracar às 01h26 também da madrugada de domingo para segunda-feira (27-10-2014)’.
O primeiro embarque de minério de ferro saiu com mais de 80 mil toneladas para o mercado de pellet feed, carregado no terminal dedicado de exportação no Porto do Açu e a embarcação está a caminho da China.
PRODUÇÃO DE 26,5 MILHÕES EM ATÉ 20 MESES
“A realização do primeiro embarque de minério de ferro do Projeto Minas-Rio é uma grande vitória do nosso time e um dos três principais compromissos com nossos acionistas este ano. O Minas-Rio é um depósito mineral excepcional em termos de escala e qualidade, o que nos permitirá disponibilizar pellet feed da mais alta qualidade no mercado para nossos clientes no Oriente Médio e Ásia, proporcionando-nos uma clara vantagem competitiva. Apesar do cenário desfavorável de preços que vivemos no momento, a característica integrada do Sistema Minas-Rio, da mina ao porto, nos garante custos operacionais atrativos e nos permitirá manter uma posição competitiva a longo prazo”, declarou Mark Cutifani, presidente global do Grupo Anglo American.
“A realização do primeiro embarque de minério de ferro do Projeto Minas-Rio é uma grande vitória do nosso time e um dos três principais compromissos com nossos acionistas este ano. O Minas-Rio é um depósito mineral excepcional em termos de escala e qualidade, o que nos permitirá disponibilizar pellet feed da mais alta qualidade no mercado para nossos clientes no Oriente Médio e Ásia, proporcionando-nos uma clara vantagem competitiva. Apesar do cenário desfavorável de preços que vivemos no momento, a característica integrada do Sistema Minas-Rio, da mina ao porto, nos garante custos operacionais atrativos e nos permitirá manter uma posição competitiva a longo prazo”, declarou Mark Cutifani, presidente global do Grupo Anglo American.
Paulo Castellari, presidente da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, acrescentou: “Essa é uma prova do grande esforço e dedicação de todo o time, incluindo nossas empresas contratadas, fornecedores, parceiros e o apoio das autoridades reguladoras e do governo no Brasil ao longo dos anos. Nosso foco daqui em diante é alcançarmos nossa capacidade de produção anual de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro nos próximos 18-20 meses, e na manutenção de licenças e de autorizações necessárias à medida que avançamos na nossa operação”.
PROJETO MINAS-RIO
O projeto inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; o maior mineroduto do mundo, com 529 km de extensão e que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação, localizado em São João da Barra.
O projeto inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; o maior mineroduto do mundo, com 529 km de extensão e que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação, localizado em São João da Barra.
RECEITA PARA O MUNICÍPIO DE SJB
Com o primeiro embarque de minério de ferro pode-se estimar as contas do valor de imposto a ser arrecadado pelo município de São João da Barra, apesar do carregamento ter sido obrigado a passar na aduana do Porto do Rio, antes de se dirigir à China.
A alíquota de serviços portuários, o Imposto Sobre Serviços (ISS) é de 2,5% em SJB. Segundo a própria Anglo American (o comunicado citado na nota não foi da FerroPort, empresa, joint venture entre Prumo Logística e a Anglo American) foi embarcado cerca de 80 mil toneladas de minério de ferro.
Considerando o valor da tonelada de minério de ferro no mercado internacional, preço de setembro em US$ 82,27 (Index Mundi), se pode chegar a uma estimativa de faturamento de R$ 15,7 milhões. Assim, com a alíquota de ISS de 2,5%, o município de SJB estará arrecadando, apenas com este primeiro carregamento, a quantia aproximada de R$ 400 mil. (R$ 394,8 mil).
Um bom dinheiro considerando que outros navios estão chegando para outros carregamentos. Bom que a população de SJB possa discutir e decidir para onde deveria ser encaminhado este dinheiro, assim como, os recursos dos royalties do petróleo.
“Seria uma boa oportunidade e até simbólico que o poder público anunciasse políticas públicas para aquela comunidade de cerca de 2 mil moradores”, diz Roberto Moraes que está há alguns meses na Europa pesquisando e estudando de perto os maiores portos do mundo.
Neste roteiro já esteve em cinco portos de cidades portuárias na Espanha, e outras duas em Marrocos. Nesta viagem ainda irá ao maior porto da Europa, em Roterdã, na Holanda e ao 2º maior na Antuérpia, na Bélgica, podendo ainda ir conhecer o de Hamburgo.
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