terça-feira, 28 de outubro de 2014

Pezão pretende começar obras da Linha 3 do metrô ainda em 2014



GOVERNADOR REELEITO DIZ QUE PRECISA VENCER AS BUROCRACIAS ANTES.
ELE AFIRMOU QUE TAMBÉM QUE TEM PROJETOS PARA EXPANDIR A LINHA 4.

Do G1 Rio
A implantação da Linha 3 do metrô e a expansão da Linha 4 são projetos que o governador eleito, Luiz Fernando Pezão (PMDB), pretende tirar do papel durante o seu primeiro mandato, como afirmou durante entrevista ao RJTV 1ª edição nesta segunda-feira (27).
“É uma parceria público-privada. É a primeira vez que o governo federal coloca dinheiro numa linha de metrô e a gente está apresentando ao mercado para discussão a manifestação de interesse. Eu quero muito começar essa obra ainda esse ano, mas claro que eu tenho que vencer as burocracias. Tem audiência pública e todo um rito que tem que ser seguido. Mas pode ter certeza de uma coisa, a água na Baixada e a Linha 3, o que eu me comprometer eu vou tirar do papel”, afirmou o governador.
De acordo com Pezão, ele pretende expandir a Linha 4, que deve ser inaugurada em 2016, da Gávea para a Carioca e da Barra para o Recreio. “Não só Barra para o Recreio. Estamos licitando projetos da Gávea para o Carioca, que é super necessário. Eu estou apresentando agora e quero colocar também Uruguai ao Méier, quero Estácio-Praça 15”, afirmou Pezão, destacando que Barra-Recreio e Gávea-Carioca deve conseguir concluir ainda em um primeiro mandato, mas que buscará parcerias com a prefeitura do Rio.
Governador quer resolver problema de falta d'água e saneamento na Baixada
Com relação aos hospitais federais que estão fora da rede e muitos não têm condições adequadas de atender a população, mesmo com uma verba superior a que a secretaria de Saúde possui, Pezão afirmou que pretende conversar com o governo federal para resolver essa situação. “Conversei permanentemente com a presidenta Dilma e com o ministro Kioro sobre os hospitais federais do Rio. A gente tem que colocar esses hospitais para funcionar melhor. Tem alguns que são referência, que já foram de excelência. A gente quer que volte a ser de excelência”, afirmou Pezão, ressaltando que pretende investir bastante na atenção básica à saúde.
O governador disse que para resolver o problema de falta de água e saneamento na Baixada Fluminense o mais rápido possível. Segundo ele, o governo do estado já licitou a compra dos tubos necessário para iniciar as obras. “Conseguimos a maior operação da história Cedae, com R$ 3,2 bilhões e vamos entrar com contrapartida de R$ 400 milhões, que totalizam R$ 3,6 bi. Vou levar a água a toda a Baixada Fluminense, fazer o complexo do Guandu 2. Eu acredito que em um ano e meio ou dois a gente já esteja melhorando muito água da Baixada”, se comprometeu Pezão, ressaltando que a questão do esgoto é um pouco mais demorada e precisará de parceria público-privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário