Carlos Grevi
Criança mamou pela última vez às 03h e às 05h foi encontrada sem vida
Uma criança de cinco meses morreu, de causa ainda não identificada, na madrugada desta quarta-feira (27/08), na localidade da Tapera, em Campos.
A mãe da pequena Emily Vitória, Tatiana da Conceição Freire, contou que no último sábado (23/08), a menina apresentou febre e diarreia e foi levada por ela ao Hospital de Ururaí, mas na unidade não havia pediatra. Tatiana voltou para casa e deu um remédio a menina para que a febre passasse. A secretaria de Saúde informou que plantão de pediatria, aos finais de semana, está concentrado no Hospital Geral de Guarus (HGG).
Somente na tarde desta terça-feira (26/08), a criança teria novamente apresentado febre, por volta das 14h, sendo novamente medicada pela mãe. Durante a madrugada a menina mamou pela última vez às 03h. Por volta das 5h a mãe acordou para ver a bebê, mas a criança já estava morta.
Tatiana ligou então para uma funcionária do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que trabalha em Guarus, mas como mora na localidade é solicitada por conhecidos. A Polícia Militar foi acionada por volta das 8h e acionou a perícia por volta das 09h.
“Apesar da precariedade, a criança era bem cuidada. Não notamos nenhum sinal de violência ou negligência, a princípio. Só o legista vai poder apontar a causa da morte”, revelou Márcio.
Ela revelou ainda que a última vez que a pequena Emily foi ao médico estava prestes a completar quatro meses, ainda em Cabo Frio e que desde que retornou a Campos a menina não foi ao pediatra.
A mãe contou que suspeitou que a febre e a diarreia estivessem sendo provocadas pelo rompimento dos dentes.
A assessoria da Secretaria de Saúde, assim como da prefeitura foi procurada, para falar sobre a reclamação da mãe da vítima sobre a ausência de pediatra, bem como falta de ambulância no Hospital de Ururaí e a informação é de que:
"A informação não procede. A Unidade Pré-Hospitalar de Ururaí dispõe de duas ambulâncias e a UBS Tapera também dispõe de uma ambulância. Ambas estão atendendo a população normalmente todos os dias da semana. O transporte poderia ter sido acionado tanto no sábado, quanto no domingo, na segunda e na terça, o que não aconteceu.
Todas as UBS dispõem de pediatra, com atendimento ambulatorial de segunda a sexta, conforme determina o Ministério da Saúde. O plantão de pediatria, aos finais de semana, está concentrado no Hospital Geral de Guarus. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vem chamando médicos aprovados em concursos, na tentativa de suprir outras unidades com pediatras, aos finais de semana. Durante a semana as Unidades Pré-Hospitalares da FMS também contam com plantões de pediatria e com atendimento ambulatorial na área. O fato ocorrido não apresenta indicação para interdição da UBS, de acordo com critérios do Ministério da Saúde".
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário