quinta-feira, 27 de julho de 2017

Câmeras de segurança registram assaltos em comércio de Guarapari, ES

Comércio assaltado em Guarapari (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Vídeos gravados por câmeras de segurança particulares e da Prefeitura de Guarapari, na Grande Vitória, registraram diversos furtos e roubos ao comércio local, nos últimos meses. Entre eles, está uma farmácia, que já foi alvo de criminosos nove vezes.
A comerciante Suellen Suela é a dona da farmácia e disse que já sai de casa pensando no que pode acontecer de ruim. “Trabalhamos com medo, porque a segurança pública no estado está a desejar. Eu já tive ocorrência do mesmo assaltante me assaltar três vezes, porque ele viu que é fácil. E a gente fica nessa impunidade”, contou.
Segundo a Polícia Militar, o trabalho de policiamento ostensivo e preservação da ordem pública obedece a uma estratégia e ressaltou que a instituição tem ouvido a comunidade semanalmente.
Os crimes acontecem mesmo após muito investimento em segurança. Quem entra na farmácia é monitorado por vários ângulos. Ao todo, são oito câmeras espalhadas, mas para os criminosos, isso já não faz diferença.
No dia 10 de julho, imagens mostram que um homem de camisa azul chega à farmácia, se passa por cliente e pede um remédio. Quando a atendente vira as costas, ele mostra a arma e os funcionários se abaixam atrás do balcão. O assaltante rouba o dinheiro, dá um tapa na atendente e também leva o relógio do funcionário.
“Revolta, porque a gente não pode fazer nada e corre o risco de perder a vida naquele momento. Ele chegou a engatilhar a arma no rosto do meu pai”, disse Suellen.
Uma padaria também foi assaltada em julho e o crime foi registrado pelas câmeras. A cena é rápida, já que o assaltante vai direto para o caixa e logo mostra a arma, fazendo a limpa no local.
“Eu abri o caixa, ele pegou o dinheiro. Depois, tinha mais um pouquinho e ele levou. Sair para trabalhar e acontecer isso é muito angustiante”, falou uma funcionária da padaria. No dia 22 de junho, outro comércio foi alvo de criminosos. O assaltante já chegou apontando a arma, rendeu todo que estavam na loja e fez ameaças com a arma em punho, para roubar um celular.
Numa sorveteria, o criminoso só levantou a camisa, pegou o dinheiro do caixa e foi embora andando normalmente.
Diante da situação, comerciantes e moradores se reuniram com a prefeitura e com a Polícia Militar para pedir mais segurança.
“Nós reconhecemos que nos bairros de Muquiçaba, Centro e Praia do Morro, houve um certo avanço nos crimes contra o patrimônio. Nós tivemos o registro de 19.444 ocorrências no primeiro semestre. Desse montante, 55 armas foram apreendidas. E a intensidade dessas apreensões foram justamente nos primeiros 15 dias de julho, que teve uma arma apreendida a cada 24 horas”, disse o Major Palaoro, da Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário