terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Justiça determina retorno de 20 presos para presídio em Manaus

Policiais fazem revista nos presos que cumprem semiaberto no Comprelo Penitenciário Anisio Jobim (Compaj)
Policiais fazem revista nos presos que cumprem semiaberto no Comprelo Penitenciário Anisio Jobim (Compaj) Foto: Divulgação

MANAUS — A Justiça do Amazonas determinou que os 20 detentos transferidos para o município de Itacoatiara, na manhã de segunda-feira, retornassem a Manaus. Os presos haviam sido retirados da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa após a morte de quatro detentos na madrugada do último domingo.
A decisão, segundo o Comitê Integrado de Crise do Sistema Penitenciário, formado por órgãos estaduais, municipais e federais, atende a um pedido da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) visando a a segurança dos detentos.
Os presos transferidos continuavam ameaçados de morte, desta vez pelos presos de Itacoatiara. O governo não informou para qual unidade eles serão levados.
Ainda segundo a nota, medidas estão sendo adotadas para a transferência e locação dos mesmos em Manaus.
Os 20 detentos estavam presos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde 56 pessoas foram mortas durante uma brida entre facções criminosas. Eles foram transferidos para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa — presídio que foi reativado para receber criminosos com risco de vida no Compaj.
Pela manhã, policiais fizeram revista em busca de armas e drogas na unidade para cumprimento do regime semiaberto do Compaj. O massacre ocorreu na unidade onde os presos cumprem pena em regime fechado, mas detentos do semiaberto aproveitaram e realizaram uma fuga em massa. Pelo menos 80 homens do Policiamento de Choque participaram da varredura.
Agentes da Força Nacional desembarcaram em Manaus, para reforçar a segurança no entorno da penitenciárias do estado. O avião C-99 da Força Aérea Brasileira desembarcou por volta das 5h na cidade com 29 a bordo. Outra aeronave, modelo Hércules, chegou ao estado por volta das 7h45 (horário local) com mais 71 integrantes das forças de segurança. Além dos agentes, equipamentos também foram trazidos no avião que veio do Rio de Janeiro. No total, 200 homens vão reforçar o patrulhamento em Roraima e no Amazonas.
Os agentes da Força Nacional não vão substituir os agentes penitenciários, mas reforçarão a segurança do entorno das prisões, podendo dar apoio às barreiras, ajudar na recaptura de fugitivos, escolta e guarda de presos que eventualmente precisem se deslocar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário