domingo, 12 de julho de 2015

Projeto da nova ferrovia Rio-Vitória é apresentado


ferroviaAudincia_Pblica_ANTT___Foto_Flvio_Sardou__1O governador Luiz Fernando Pezão e o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, participaram, na sexta-feira (10), da segunda audiência pública da nova ferrovia Rio-Vitória (EF-118). Durante o evento, realizado na Associação Comercial do Rio de Janeiro pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela Secretaria de Estado de Transportes, foi apresentado o projeto de engenharia de implantação da nova ferrovia, incluindo traçado detalhado, infraestrutura da obra, potencial logístico e de geração de negócios, além da integração com a malha ferroviária nacional e com os portos do Rio e do Espírito Santo.
– Para nós, essa ferrovia é vital. Com ela, o Estado do Rio vai se tornar o principal polo logístico do país, se unindo ao Espírito Santo, Minas Gerais e ao Brasil inteiro. É um sonho que começa a sair do papel e essas audiências vão nos ajudar a encontrar o melhor caminho para realizá-lo. É importantíssimo termos uma agenda de crescimento econômico e não há melhor maneira para isso do que realizar projetos. Queremos começar essa construção já em 2016 – disse Pezão.
As audiências são a última etapa a ser vencida para que o projeto da nova ferrovia seja encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU) e, posteriormente, colocado em licitação pública pelo Governo Federal para concessão por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs).
– Essa ferrovia é a primeira do Brasil desse novo pacote do Governo Federal em investimento de infraestrutura que vai à audiência pública e representa uma grande chance de posicionarmos o Rio de Janeiro entre os grandes centros logísticos do mundo. Além disso, em um momento de crise, R$ 8 bi em investimentos em obras em todo o estado, da nossa capital até a fronteira com Campos, representa uma ação muito importante. Em momento de dificuldades e crises, significa mais investimentos, negócios e empregos – disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
A nova ferrovia Rio-Vitória faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado pela presidente Dilma Rousseff no mês passado, que prevê a concessão, por parte da União, de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos em todo o país. Esta é a primeira audiência pública do PIL em todo o país. Com orçamento de R$ 7,6 bilhões, a EF-118 terá 577,8 km de extensão, sendo 169,2 Km no Espírito Santo e 404,6 Km no Rio de Janeiro, e interligará os complexos portuários dos dois estados. O projeto prevê a implantação de seis túneis, 171 viadutos rodoviários, 130 pontes ferroviárias, 117 passagens inferiores e 60 passagens de pedestres.
– Acredito que o país perdeu muito quando priorizou quase que, exclusivamente, a construção de rodovias, deixando o transporte ferroviário de lado. Queremos resgatar isso e devolver ao Brasil a competitividade econômica. Rio de Janeiro e Espírito Santo são o pulmão do desenvolvimento econômico do país e espero que esse projeto seja o início da estruturação de uma política nacional de transportes ferroviários – ressaltou Paulo Hartung.

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