quinta-feira, 30 de julho de 2015

Imagens mostram corpo sendo atropelado por trem em Madureira


Homem foi atropelado na tarde da última terça-feira (28).
Trem se aproxima, para, e depois segue viagem, apesar de protestos.

Do G1 Rio
Imagens gravadas com um celular mostraram um trem passando por cima de um corpo caído nos trilhos da estação de trem de Madureira, na Zona Norte do Rio, na última terça-feira (28). As informações são do Bom Dia Rio.
Nas imagens, é possível ver funcionários da SuperVia perto dos trilhos quando um trem se aproxima, devagar. A composição para, e um dos agentes acena, parecendo falar com o maquinista. Mesmo assim, ele segue caminho e passa por cima do corpo. O homem havia acabado de ser atropelado por outra composição.

O secretário estadual de transportes, Carlos Roberto Osório, lamentou o acontecimento e disse que

"Existe um trem que não poderia estar naquela linha, já que o transporte havia sido interrompido. Temos que ver qual cadeia de comando autorizou e a cadeia de eventos que causou essa desumanidade", afirmou o secretário.
Em nota, a SuperVia informou que está investigando o fato, resultante de um procedimento totalmente fora dos padrões operacionais da empresa. Segundo a empresa, as primeiras apurações indicam que as circunstâncias do acidente e o tráfego intenso de trens com milhares de passageiros naquele momento levaram o Centro de Controle Operacional da empresa a trabalhar com um procedimento de exceção, sob absoluto controle.

De acordo com a SuperVia, foi constatado que o trem que trafegou sobre o corpo tinha altura mais do que suficiente para fazê-lo sem risco de atingir e vilipendiar a vítima e, apenas a partir dessa constatação, confirmada com toda segurança por agente da empresa no local, e diante do risco de se criar um problema maior e mais grave com a retenção de diversos trens, o CCO tomou a decisão, em caráter absolutamente excepcional, de autorizar a passagem do trem.

A empresa diz também que o aparecimento de um corpo na linha, entre os trilhos, obrigou a SuperVia a interromper o tráfego de trens naquele trecho e acionar as autoridades competentes (Corpo de Bombeiros e Polícia Civil) para os procedimentos legais, o que foi feito e que sua área de segurança não tem poder de polícia. A empresa lamenta a perda de mais uma vida por invasão dos trilhos.

A SuperVia informou ainda que criou uma comissão para estudar a adoção de práticas  que ajudem a encaminhar os procedimentos capazes de atenuar o impacto de situações como essa sobre a rotina do serviço.

A SuperVia afirmou também que o episódio é consequência de um problema de infraestrutura causada pela falta de isolamento da malha ferroviária, que é atravessada por cerca de 180 passagens de nível (só 38 são oficiais) e  incontáveis pontos de travessia de pedestres, o que coloca em risco, diariamente, a vida de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário