quinta-feira, 30 de julho de 2015

Lobo guará é resgatado após invadir residência


lobo1_13202Considerado um animal ameaçado de extinção, um lobo guará provocou momentos de pânico aos moradores de uma residência situada na Rua Estorgilda Dias Sentineli, no Jardim Bervely em Miracema. Por volta das 23h30 desta desta quarta-feira (29), uma moradora notou a presença do animal no banheiro de sua residência e se assustou, trancando-o e correndo em direção à rua em busca de ajuda.
Com a chegada de policiais militares, foi acionado o Corpo de Bombeiros de Santo Antônio de Pádua para a captura do animal com equipamentos próprios. “Como não dispomos de equipamentos especiais para este tipo de captura, acionados os colegas dos bombeiros para executarem o serviço, para não ferir o animal e não trazer riscos às pessoas, já que encontrava-se acuado e poderia atacar para se defender. Provavelmente o lobo guará entrou na residência em busca de alimento, pois encontrou o portão aberto e facilitou a invasão”, descreveu um dos policiais que participaram da ocorrência.
Com a chegada dos bombeiros, o animal foi capturado com todos os cuidados necessários e devolvido à natureza, sendo solto numa Área de Proteção Ambiental (APA) existente no município de Miracema.
O lobo guará é um animal silvestre de hábitos solitários, não formam alcateias como fazem ouros lobos, e noturnos, preferem caçar à noite. Se alimentam principalmente de aves, roedores, raízes e algumas espécies de frutos. No Brasil podemos encontrar o animal na região da Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, Parque das Emas, Serra do Cipó, Chapada dos Guimarães, Ilha Grande, Reserva Ecológica do Roncador e Serra da Bocaina. Em seu habitat natural, o animal vive em média durante 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário