Carlos Grevi / Arquivo Ururau
População foi imunizada pelo PNI e pelo Calendário Especial de Imunização
Mais de 350 mil doses de vacinas foram aplicadas em 2013 e quase 213 mil doses no primeiro semestre deste ano, em Campos. Segundo dados da Secretaria de Saúde, este número está ligado ao Programa Nacional de Imunização (PNI) e ao Calendário Especial de Imunização do município, oferecidas a todas as faixas etárias, do recém-nascido ao idoso. As taxas de cobertura, na maioria dos casos, encontram-se acima de 90%.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, Programas como o Saúde na Escola (PSE), colaboram para manter em dia o cartão de vacinação de alunos e pais de alunos, que também são orientados pelos educadores e profissionais de saúde. “Fazemos a busca ativa de pessoas que estão com o calendário de vacinação atrasado e colocamos em dia. Isso representa mais saúde para nossa população”, disse.
Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos, vacinas contra doenças como hepatite B, dupla adulto (difteria e tétano), tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola) e febre amarela devem ser tomadas. Em Campos, vacinas como a BCG e hepatite B são aplicadas ainda nas maternidades, antes que os bebês tenham alta hospitalar, por meio do Projeto Nascer, do Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (PAISCA).
A vacina pneumocócica 13 valente foi totalmente substituída pela pneumocócica 10 valente, do Ministério da Saúde, desde janeiro de 2014. E a vacina HPV foi dada até 2013 para meninas, mas passou a ser oferecida, em Campos, também para os meninos, este ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário