segunda-feira, 21 de abril de 2014

CHUPATE TRAZ DOENÇAS E CAUSA DEFORMAÇÃO EM CRIANÇAS


Segundo pediatra, a batida do coração da mãe acalma o bebê
 Gerson Gonçalo/Reprodução

Segundo pediatra, a batida do coração da mãe acalma o bebê

Uns defendem seu uso e outros a abominam. A chupeta sempre gera discussão entre pais e médicos, que por sua vez expõe inúmeros motivos para que ela permaneça ou não no cotidiano da criança. Mas afinal, usar chupeta prejudica ou não o desenvolvimento do bebê?
Para o pediatra, Oldemar José Barbosa Leite, a chupeta beneficia apenas a mãe da criança.
“Só funciona para a mãe que encontra um jeito de fazer a criança parar de chorar. O choro do bebê é de ansiedade porque sua vida atual é diferente da que ela tinha na barriga da mamãe. Todos os dias atendo mulheres que se arrependem de terem dado a chupeta. O uso traz estomatite, diversas infecções, gripe, resfriado, deficiência da arcaria dentária causando dificuldade respiratória, deformação da arcaria dentária, afundamento do palato (céu da Boca), entre outros”, explicou o pediatra acrescentando ainda que:

“As bactérias estão por todos os lados, não adianta esterilizar. Só no tempo que você esteriliza e leva à boca da criança, a chupeta já está infectada outra vez. O recomendado é que não dê a chupeta e nem dê o dedinho também para não cultivar esse vício do neném”, alertou.

Mãe de primeira viajem, a jornalista Roberta Barcelos, relevou que vai seguir os conselhos dos especialistas e não vai dar a chupeta ao pequeno Miguel.
“Com uma madrinha dentista e com um avô pediatra vai ser difícil. No início eu queria porque acho lindo, mas se posso evitar vou seguir o que os médicos dizem. Sei que a criança não conhece a chupeta e quem a insere na vida dos pequenos somos nós, então não quero algo que posso prejudicá-lo no futuro”, garantiu.

Para os pais de primeira viajem, como a Roberta e para os que já têm dificuldade de tirar a chupeta da criança, o pediatra Oldemar, tem um conselho.
“Só o bico do peito da mãe pode ser usado para acalmar o bebê. Quando a criança começar a chorar, a mamãe tem que ter calma, escolher um lugarzinho mais tranquilo e colocar o nenenzinho de bruços contra o peito porque o barulhinho do coração acalma o neném. Agora, quem colocou a chupeta na boca da criança tem que tirar o mais rápido possível, no dia seguinte e/ou no máximo quando ela tiver com um ano. Porque depois vai ser difícil negociar e aí vai dar mais dor de cabeça ainda”, concluiu.
Publicidade


Fonte: MAYARA FERNANDES- ESTAGIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário