terça-feira, 29 de abril de 2014

PARLAMENTO REGIONAL DISCUTE E ENCAMINHA PROJETO PARA COMISSÃO FEDERAL


Deputado Feijó e secretários de agricultura debatem ações com os vereadores
 Joceliho Rocha / Ascom

Deputado Feijó e secretários de agricultura debatem ações com os vereadores

As demandas referentes à agricultura na região serão reunidas e organizadas para serem encaminhadas aos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. Este foi o desfecho da reunião do Parlamento Regional, realizada nesta segunda-feira (28/04) na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana. O próximo encontro foi agendado para no dia 2 de junho, em Carapebus, e terá como tema o “Plano Diretor Regional”.
Presentes ao encontro, o presidente do Parlamento e da Câmara Municipal de Campos, Edson Batista; a secretária do Parlamento e vereadora de Quissamã, Kitiely Freitas; o presidente da Câmara de São Francisco, Claudinho Amaral; o deputado federal Paulo Feijó (PR), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados; o representante da secretaria de Agricultura do Estado, Ronaldo Soares; Luís Carlos Teixeira, representando a Emater; os secretários municipais de Agricultura de Campos e de São Francisco, Eduardo Crespo e Edmar Henriques, respectivamente; o presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Otávio Amaral; e vereadores de São Francisco.
“Gostaria de ressaltar ações como o Rio Rural que oferece apoio aos pequenos produtores e o programa Estradas da Produção, que já beneficiou 22 mil produtores com a manutenção das estradas das regiões produtoras”, discursou Ronaldo Soares.
Já o representante da Emater, Luís Carlos Teixeira destacou a busca por investimentos. “Nossa preocupação é, além de implantar os programas do Governo, buscar investimentos para ações com preocupações sócio ambientais, que é uma questão de sobrevivência”.
Otávio Amaral falou sobre o Fundecam Rural desenvolvido em Campos. “Este é um projeto de apoio a agricultura familiar. Através dele o produtor vai a secretaria de Agricultura de Campos, que faz a proposta e envia ao Banco do Brasil. O pagamento de todo o juros do empréstimo é feito pelo Fundecam”. Em seguida, Eduardo Crespo, secretário de agricultura de Campos lembrou as necessidades do setor canavieiro.
“Ainda lutamos pela subvenção da cana que foi vetada pela presidente Dilma. Contamos com este auxílio, graças ao empenho dos deputados federais Anthony Garotinho e Paul Feijó, por duas safras e depois nos foi tirado. A gente está vindo de uma seca que talvez seja a pior dos últimos tempos, vamos ter uma grande queda na safra deste ano. Nossa luta não é pelas usinas é pelo produtor, que precisa desse auxílio para se sentir seguro para produzir e não ficar na mão da chuva que está cada vez mais escassa na região. Hoje temos uma oportunidade histórica com o Feijó nesta posição e o trabalho do deputado Garotinho”, disse Crespo.
Já para o secretário de agricultura de SFI, Edmar Henriques, é preciso manter o trabalhador no campo. “O produtor precisa se sentir seguro para não abandonar o campo. Ele precisa de boas oportunidades também no meio rural”. O diretor do Departamento Agropecuário da secretaria de São Francisco, Júlio Terra, pediu ao Parlamento para intervir junto à Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio (Faerj) pelo município.
Logo depois, o vereador Marcelo Garcia pediu integração para que as ações da Emater cheguem aos produtores. Também vereadora da Casa, Patrícia Cherene solicitou apoio para as fábricas de farinha de mandioca da região.
Também na luta pela revitalização do cultivo da cana-de-açúcar, o vereador sanfranciscano Marquinho Oliveira ressaltou a importância do setor sucroalcooleiro no futuro onde o petróleo será insuficiente. “A saída será o álcool e precisamos estar preparados”. O vereador Domires Gomes, o Pachola, solicitou mais atenção às estradas da região. E o vereador Alexandre Barrão lembrou às autoridades presentes sobre as dificuldades dos pequenos produtores na legalização de suas terras.
Próximos passos - Ouvindo atentamente as questões, Paulo Feijó destacou a condição de presidente da Comissão de Agricultura, na Câmara Federal. “Como presidente, meu dever é lutar pela agricultura do país e trazer também soluções para minha região. Essa é uma comissão que reúne muitos interesses e é preciso trabalhar por todos. Até porque, o agronegócio representa hoje 40% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, é uma grande alavanca do nosso desenvolvimento”.
Feijó também explicou como levará as questões à Câmara Federal. “Vamos precisar que cada município reúna suas demandas e o Parlamento conduza esse levantamento para que eu possa encaminhar o trabalho. Farei o possível para garantir a segurança do Parlamento, para isso, o que for competência da agricultura vou encaminhar uma solicitação ao Ministro da Agricultura, e, o que for do desenvolvimento, vou encaminhar ao Ministro do Desenvolvimento Agrário. O que não for atendido eu me comprometo a colocar em minhas emendas como deputado. Sinto que esta é a hora de traduzir essas necessidades em soluções”, concluiu o deputado.
Após o pedido feito por Feijó, o presidente do Parlamento pontuou as próximas ações. “Gostaria de pedir aos secretários de agricultura presentes que entrem em contato com os demais para organizar uma pauta única sobre o tema, com as demandas e questões técnicas sobre as culturas comuns da região como a cana, o leite, o gado de corte, abacaxi, coco, entre outras”, explicou Edson Batista.
Por fim, a secretaria do Parlamento, Kitiely Freitas, lembrou os temas levantados. “Entre as questões levantadas hoje temos o apoio ao pequeno produtor, o fortalecimento da fabricação de farinha, a questão da Faerj, o veto do subsídio aos produtores de cana, tanque de resfriamento para pequenos produtores de leite, solicitação de maquinário, apoio da Emater ao projeto de inseminação artificial em São Francisco e a regularização fundiária”, lembrou.



Fonte: REDAÇÃ
O

Nenhum comentário:

Postar um comentário