Ururau / Arquivo
Processo encontra-se em fase recursal segundo informou o DER-RJ
O processo licitatório da Ponte João Figueiredo, que ligará os municípios de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, encontra-se em fase recursal. De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do Rio de Janeiro a empresa vencedora deve ser anunciada em quinze dias.
A licitação foi aberta no dia 24 de março, porém nome e quantas empresas participaram do processo não foram divulgados pela assessoria de imprensa do DER. A expectativa é de que as obras, que foram embargadas pela Justiça em 29 de outubro de 2013, sejam reiniciadas ainda neste primeiro semestre.
“Esse é um prazo legal que as empresas desclassificadas têm para recorrerem e provarem que a documentação apresentada estava correta e fazer parte do processo”, explicou Ivan Amaral, engenheiro do DER em Campos, acrescentando ainda que, inicialmente, sete empresas foram para a fase final.
Após a confirmação da empresa vencedora, o prazo para início das obras é de 30 a 40 dias. De acordo com a publicação, a ALC nº 05/2014 prevê a construção do tabuleiro da ponte que terá 1.344 metros de extensão e uma largura de 16,20 metros, englobando duas faixas de rolamento, duas de acostamento e uma de pedestre.
A ponte ligará a RJ-196 que inicia em Conceição de Macabu até Barra do Itabapoana na divisa com o Espírito Santo. Ligará também a RJ-240 trecho (Açu a Caetá) atravessando pela BR-356 a RJ-196. A distância da ponte até a Praia de Gargaú será de, aproximadamente, 19,5 Km e da ponte até Campos 17,5 Km. A RJ-196 obedecerá ao traçado de 12 metros de largura contendo duas pistas de rolamento e duas pistas de acostamento.
A obra da Ponte João Figueiredo deve ser concluída em um ano.
SOBRE A PONTE
Vinte pilares da Ponte João Figueiredo chegaram a ser construídos na década de 80. A estrutura tem 19 metros de vão, uma extensão de 822 metros com duas pistas largas e acostamentos com 14 metros de altura, mas não serão utilizados na obra, que ganhou novo traçado. Os pilares não serão aproveitados por motivos ambientais.
Vinte pilares da Ponte João Figueiredo chegaram a ser construídos na década de 80. A estrutura tem 19 metros de vão, uma extensão de 822 metros com duas pistas largas e acostamentos com 14 metros de altura, mas não serão utilizados na obra, que ganhou novo traçado. Os pilares não serão aproveitados por motivos ambientais.
A construção da Ponte João Figueiredo chegou a ser licitada em 2013, mas o processo que teve como vencedor o Consórcio Ponte Paraíba do Sul, formado pelas empresas Imbeg, Imbé Engenharia Ltda. e a Premag, Sistema de Construções Ltda., foi revogado no dia 04 de fevereiro, após a empresa Construtora A. Gaspar questionar o resultado da licitação. O juízo da 7ª Vara da Fazenda Pública concedeu liminar a favor da empresa.
O Consórcio Paraíba chegou a iniciar as intervenções para realização das obras conforme matéria divulgada pelo Site Ururau em 25 de outubro, entretanto a construção foi embargada pela Justiça quatro dias depois [29 de outubro], véspera do lançamento da pedra fundamental.
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