Carlos Grevi
Uma das dicas para economizar é substituir produtos importados pelos nacionais
Uma pesquisa feita pelo Procon de Campos entre os dias 12 e 13 de dezembro revelou que os produtos da ceia de Natal estão 9,5% mais elevados em relação ao mesmo período do ano passado. Por causa do aumento do dólar, alimentos como queijos, maçãs, uvas e vinhos importados estão mais caros. A pesquisa foi realizada em cinco redes de supermercados.
Para a secretária executiva do órgão, Rosângela Tavares, a substituição de produdos importados pelos nacionais é a melhor opção para economizar ao preparar a ceia natalina.
VEJA DICAS DOS TÉCNICOS DO PROCON
- O ideal é ao descongelar verificar se há excesso de água antes de perfurar a embalagem para denunciar se existe fraude no peso.
- Não comprar produtos que estejam armazenados em equipamentos de conservação defeituosos ou sobrecarregados.
- Verificar se os produtos estão conservados em balcões de congelamento cujos termômetros indiquem a temperatura a menos de -12º C.
- Não comprar produtos com sinais de descongelamento, amolecidos quando pressionados ou com presença de gelo sobre a embalagem.
- No supermercado ou na feira, deixar para comprar os produtos congelados por último, levando-os rapidamente para casa e, se possível, fazer o transporte da mercadoria em sacolas térmicas.
- Depois de manipular aves congeladas, mesmo que ainda embalados, lave bem as mãos para realizar qualquer outra tarefa. O mesmo procedimento vale para equipamentos ou utensílios que tenham tido contato com produtos crus, especialmente carnes.
- Não deixe de observar as datas de fabricação e validade dos produtos. No caso das frutas, adquira aquelas que estiverem com bom aspecto, pois com as elevadas temperaturas, a conservação de algumas frutas nem sempre é satisfatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário