quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

EM BOM JESUS DE ITABAPOANA PONTE É ARRASTADA PELA FORÇA DAS ÁGUAS UM MORTO E OUTRO DESAPARECIDO

Um morto e um desaparecido em Bom Jesus após rompimento da RJ 230

Itaperuna e Porciúncula também contabilizam estragos após temporal
 Carlos Grevi

Itaperuna e Porciúncula também contabilizam estragos após temporal

As chuvas da última noite, não chegaram com tanta força em Campos, mas causaram estragos nos municípios vizinhos, na região Norte e Noroeste do Estado. Em Porciúncula, pelo menos um bairro foi inundado e cerca de oito a dez famílias estão desabrigadas. Todos foram encaminhados para o Ciep José de Lanes Dantas Brandão do município. Em Itaperuna, o Rio Muriaé permanece a 20 cm da cota de transbordo, mas já alaga ruas. Já em Bom Jesus do Itabapoana, uma ponte rompeu com as forças das águas e duas pessoas foram arrastadas pela correnteza.
De acordo com o secretário de Defesa Civil de Porciúncula, Gláucio Mansur, o Bairro Otávio Avelar, também chamado de Operário foi inundado. Parte das ruas Deputado Luiz Fernando Linhares e Gonçalves Vieira, que dão acesso ao Centro da cidade, também ficaram parcialmente inacessíveis.
Equipes da Assistência Social do município fazem um levantamento para contabilizar quantas famílias, além das que já estão alojadas no Ciep, foram para casa de parentes.
Ainda de acordo com o secretário, as chuvas teriam começado por volta das 18h da tarde desta quarta-feira (11/12), e em menos de 20 minutos tudo já estava alagado. Gláucio revelou ainda que em quatro horas choveu 109 mm. Ele explicou que o Rio Carangola, que corta o município, nasce na cidade de Horizania, na Zona da Mata mineira, mas que teria sido informado que não há um grande volume d’água a se esperar. De acordo com a última medição, o Carangola, que tem cota de transbordo em 5,30 m encontra-se em 4,64m.
Em Bom Jesus do Itabapoana um trecho da RJ-230, altura do KM 71, cedeu e acabou arrastando dois carros que passavam pelo local. Uma pessoa morreu, uma conseguiu se salvar e outra está desaparecida.
O secretário de Defesa Civil do município, Alexandre Alcântara, explicou que o local é considerado um vale, onde há uma rede de captação de águas das chuvas de todas as localidades da região serrana próxima ao município. Sob a RJ, essa água passava por uma manilha de cerca de 5m de diâmetro. Com o volume d’água, foram 90 mm em cerca de seis horas ininterruptas de chuva, a manilha não suportou e estourou levando uma ponte e parte da pista.
Ainda de acordo com Alexandre, é a terceira vez que algo semelhante acontece no município. Ele acredita que há uma falha estrutural na execução das obras da estrada.
Finalizando, o secretário informou que as famílias desabrigadas estão sendo levadas para a Escola Municipal Anacleto José Borges.
Familiares das vítimas do acidente acompanham o trabalho dos militares do Corpo de Bombeiros que já encontraram o corpo de Reinaldo Nunes de Souza, 27 anos, por volta das 6h desta manhã. Reinaldo conduzia um Golf amarelo e teve o corpo encontrado na localidade de Rosal.
No outro veículo, uma Saveiro branca, estavam os irmãos Edson Zano Jacobino Junior, de 24 anos e seu irmão, João Pedro, de 15 anos. Edson foi socorrido e levado para uma unidade hospitalar de Itaperuna. As buscas por João Pedro continuam, dificultadas pela impossibilidade de mergulho, devido a forte correnteza.
DER MONITORA SITUAÇÃO DE DUAS RODOVIAS NO NOROESTE
Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) está monitorando a situação da RJ-230, rodovia localizada na Região Noroeste do Estado, que liga os municípios de Porciúncula a Campos. Segundo a engenheira do DER-RJ e residente da 19ª ROC (Bom Jesus do Itabapoana), Maria de Fátima Alvarez Santos o incidente na RJ-230 foi uma fatalidade: “Infelizmente o elevado índice pluviométrico registrado durante os últimos quatro dias foi determinante. A RJ-230 apresentava totais condições de trafegabilidade. Lamentamos profundamente a perda de vidas e gostaríamos de prestar solidariedade aos familiares”.
O DER-RJ já está preparando uma ação emergencial para reestabelecer o tráfego pelo local assim que o nível do Rio Carangola começar a recuar. Os motoristas poderão utilizar ainda a RJ-230 no trecho entre Rosal e Santa Rita da Prata como rota alternativa.
Ainda na Região Noroeste, a RJ-220 apresenta pontos de alagamento em alguns pontos. No trecho entre a BR-356 e Natividade a via está com dois pontos interditados, consequência do trasbordamento do Rio Carangola. Os motoristas podem utilizar a RJ-214 como rota alternativa. Já no segmento entre Natividade e Porciúncula a estrada apresenta um ponto de alagamento. O DER-RJ sugere aos condutores que utilizem a RJ-230 como rota alternativa.
Em Porciúncula, dez famílias estão desabrigadas e 51 casas estão em área de risco iminente. Na noite dessa quinta-feira (11/12) choveu cerca de 130 milímetros e um dos bairros mais prejudicados por deslizamento de encostas é o Cristo Rei. A Defesa Civil do município faz o monitoramento do Rio Carangola e das áreas de risco. 

Galeria de Fotos 

 Carlos Grevi
Publicidade; CABEÇA ESTAMPA AQUI VOCE TEM O MELHOR EM ESTAMPAS 



Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário