domingo, 27 de setembro de 2015

Sobe para 26 número de menores levados a abrigos no Rio após blitzes


Maioria dos casos foi registrada no Leblon, Zona Sul da cidade.
Balanço foi divulgado na tarde deste domingo (27), segundo dia da ação.

Do G1 Rio
No segundo dia da Operação Verão, neste domingo (27), 26 menores foram abordados e levados para abrigos da Prefeitura quando estavam a caminho da praia, segundo informações da Polícia Militar.
O maior número de acolhimentos aconteceu no Leblon, com 13. Em Copacabana, também na Zona Sul, foram 7, enquanto no Centro houve o acolhimento de outros seis menores de idade.
A orientação da SMDS é para que as crianças com até 11 anos e 11 meses que estejam desacompanhadas, sem documentos de identificação e sem dinheiro para pagar transporte sejam direcionadas para unidades de acolhimento, onde as respectivas famílias são convidadas a comparecer.
Menores são retirados de ônibus no segundo dia da Operação Verão (Foto: Gabriel Barreira/G1)Menores são retirados de ônibus no segundo dia
da Operação Verão (Foto: Gabriel Barreira/G1)
Blitz sem assistência social
Em uma abordagem acompanhada pelo G1neste domingo (27), três jovens — dois menores e um maior — foram recolhidos de um ônibus da linha 455 que chegava à praia de Copacabana por volta de 13h40. Quinze minutos depois, eles foram recolocados por PMs em um ônibus que ia para o Centro, mesmo sendo moradores de Bangu e não tendo dinheiro para pagar outra passagem.
Durante a abordagem, não havia nenhuma equipe da assistência social em apoio à polícia militar. Minutos antes, o secretário de segurança Jose Mariano Beltrame afirmara que o correto seria pedir apoio da SMDS.
"Quando esses ônibus são parados e essas pessoas são paradas se não tem assistência social, imediatamente é deslocada uma assistente social do ponto mais próximo para fazer essa avaliação. Critério final é da assistência social", disse.
Policiamento reforçado
A orla das praias da Zona Sul estava com intenso policiamento neste domingo. Agentes em grupos patrulhavam o calçadão. Ao todo, 700 policiais vão participar do esquema especial de segurança, além de 300 agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Guarda Municipal.
Policiais fazem blitz no Leme, Zona Sul do Rio, no segundo dia de Operação Verão (Foto: Gabriel Barreira/G1)Policiais fazem blitz no Leme, Zona Sul do Rio, no segundo dia de Operação Verão (Foto: Gabriel Barreira/G1)
Torres de observação foram montadas ao longo da orla. Um helicóptero da PM sobrevoo as praias, enviando imagens em tempo real da movimentação para um caminhão da PM, que está estacionado no Arpoador. As imagens também são enviadas ao Centro Integrado de Comando e Controle. Com isso, a PM espera poder atuar mais rapidamente quando forem identificados tumultos na orla, com o direcionamento imediato de homens e viaturas para o local.
Um cinturão de segurança atua nas imediações da orla. Blitzes são realizadas próximo às praias de Ipanema, Leblon e Copabacana. Também são feitas revistas em ônibus em bairros mais afastados da Zona Sul. De acordo com a PM, foram montados 17 pontos móveis de bloqueio na cidade. Assistentes sociais vão trabalhar junto com a polícia na abordagem aos menores. Crianças de até 11 anos que estiverem sozinhas vão ser levadas para abrigos. Já a situação dos adolescentes maiores de 12 anos será avaliada, caso a caso, por agentes da Secretaria de Desenvolvimento Social. Nos postos 7 e 9, serão instaladas tendas para dar assistência aos adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário