segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Homem morre com suspeita de dengue hemorrágica no Sul do ES


Vando da Silva Dias, de 31 anos, procurou atendimento por três vezes.
Caso aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Um homem de 31 anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, neste domingo (27). Segundo a família, Vando da Silva Dias procurou atendimento médico por três vezes, mas não resistiu.
A Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim disse que esse é o primeiro caso de suspeita de dengue hemorrágica esse ano no município.
De acordo com familiares, Vando começou a se sentir mal na quinta-feira (24). Com febre, ele procurou atendimento médico pela primeira vez em uma unidade de saúde municipal.
Segundo a irmã dele, a vítima foi examinada, diagnosticada com dengue e orientada a voltar pra casa. Depois, Vando retornou à unidade, foi medicado e novamente orientado a voltar pra casa.
“Quando foi ontem (domingo) de manhã, ele ligou pra minha mãe e falou que estava passando mal. Minha mãe foi lá e levou ele no [Centro de Saúde] Paulo Pereira de novo. Lá ele teve a primeira parada cardíaca, aí mandaram para a UTI da Santa Casa. Chegou lá e deu mais duas paradas. Lá foi comprovada a dengue hemorrágica, mas não tinha mais jeito. Com uma hora que ele chegou lá, ele faleceu”, disse.
O cunhado de Vando, Robson Rangel, foi quem levou a vítima pela última vez à unidade. Segundo ele, o estado de saúde do cunhado já era visivelmente grave.
“Já estava com a perna bem inchada, não estava conseguindo ficar em pé, aí quando chegou no Paulo Pereira, viram que a situação era grave e encaminharam para a Santa Casa”, disse.
Secretaria de Saúde
A Secretaria de Saúde de Cachoeiro disse que esse é o primeiro caso de suspeita de dengue hemorrágica esse ano no município. Informou ainda que não há registro de que o paciente tenha procurado atendimento na rede municipal de saúde na quinta-feira.
O primeiro registro é da noite de sexta-feira. Disse ainda que Vando foi acompanhado na Santa Casa pela mesma médica que prestou atendimento na rede municipal.
A Secretaria de Saúde suspeita de que os sintomas principais estejam mesmo relacionados a dengue ou leptospirose e continua acompanhando o caso. O corpo de Vando foi enterrado no fim da manhã desta segunda-feira (28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário