Chuvas em Macaé: ruas alagadas e criança morta em desabamento de terra
Reprodução
Cidade ainda apresenta cindo bairros e a Avenida Ayrton Senna como pontos críticos
As fortes chuvas que atingiram o norte do Estado causaram transtornos não só em Campos, mas também no município vizinho de Macaé. Desde as primeiras horas do dia, equipes da Secretaria de Limpeza Pública e da Defesa Civil percorrem diversos pontos do município, fazendo um levantamento dos pontos mais críticos. De acordo com o órgão, foram 134 mm, da 0h às 2h da manhã, e 104 mm, das 02h às 03h nesta madrugada.
De acordo com nota enviada pela Prefeitura, uma criança de sete anos morreu soterrada em um deslizamento de terra no Morro de Sant’Anna, onde cerca de 14 pessoas estão desabrigadas.
Bairros como Malvinas, Botafogo, Nova Holanda, Sol y Mar, Novo Horizonte, Visconde, Piracema, Virgem Santa, Riviera, Miramar e Centro apresentam ruas com diversos pontos de alagamentos.
Além desses trechos, há reflexos no trânsito em vias importantes, como a Amaral Peixoto, Linha Verde, Linha Azul, Rua Aloísio da Silva Gomes (próximo à Cidade Universitária), Comerciante Sinézio Trindade Coelho (Granja Cavaleiros), Anphilófio Trindade (Vivendas da Lagoa) e Linha Vermelha.
Vias do Centro também apresentam lentidão no trânsito. É o caso da ruas Télio Barreto, Alfredo Backer, Francisco Portela, Coronel Tenente Amado, Teixeira de Gouveia, São João, Euzébio de Queiróz, Marechal Deodoro, Vereador Abreu Lima, Manoel Braga e J. Kopp.
Os motoristas que trafegam por estas vias devem ter paciência e cautela. Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana estão atuando para tentar minimizar o problema o quanto antes.
A Estrada da Virgem Santa encontra-se com o trânsito liberado. O local havia sido interditado depois que uma barreira caiu, um pouco depois da praça do bairro. Agentes da Defesa Civil e Limpeza Pública atuaram no local e providenciaram a liberação e equipes da Mobilidade Urbana permanecem monitorando a situação.
Bombas já estão em funcionamento, ampliando a capacidade de escoamento da água e a orientação é para que as pessoas evitem sair de casa, enquanto os níveis continuarem elevados.
A Prefeitura de Macaé informou ainda que, por motivo de segurança, as aulas de todas as unidades municipais de ensino estão suspensas nesta segunda e devido às consequências das fortes chuvas que atingiram o município, o Transporte Social Universitário (TSU) e as atividades culturais previstas para essa semana foram canceladas devido às chuvas.
A Defesa Civil também interditou na tarde desta segunda, a ponte no bairro Aroeira, localizado na antiga Cidade do Samba, após o asfalto ceder. Motoristas devem seguir pela Avenida Henrique Schueler, tanto para a Linha Verde em direção a Aroeira quanto para quem segue da Aroeira em direção a Avenida Aloísio da Silva Gomes.
O município está com três pontos de coleta de doação para os desabrigados. São eles: Colégio Municipal Ancyra Pimentel, no Miramar e Mansão do Forró, no Parque Aeroporto. Além disso a Tenda da Cultura, montada na Praça Washington Luiz, no Centro, também está recebendo donativos para os desabrigados das 09h às 17h.
SOBREVOO PELA CIDADE
SOBREVOO PELA CIDADE
O mapeamento do município de Macaé realizado pelo prefeito Dr. Aluízio, no início da tarde desta segunda-feira , durante sobrevoo pela cidade confirma que todas as bacias hidrográficas do município estão alagadas. Este índice de saturação do solo agrava a drenagem das águas pluviais, pela dificuldade de absorção, tendo em vista o volume anormal de chuvas no período noturno (0h às 4h), que chegou a 238 mm, de acordo com a Defesa Civil.
Apesar das bombas, que estão operando com capacidade máxima, o escoamento tem ainda como complicador a falta de equilíbrio na vazão, uma vez que o Rio Macaé encontra-se com nível alto.
Os locais que ainda apresentam pontos críticos são os bairros Novo Horizonte, Visconde, Miramar, Campo D´Oeste, Sol y Mar e a Avenida Ayrton Senna.
Equipes da Prefeitura continuam atuando para minimizar os transtornos causados pela forte chuva e a previsão é que no fim dia, caso não chova, o escoamento nesses pontos críticos tenha evoluído consideravelmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário