quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

CRIANÇA INTERNADO NO HOSPITAL FERREIRA MACHADO COM SUSPEITA DE MENINGITE

Criança de cinco anos esta internada no HFM com suspeita de meningite

Por medida de preventiva não teve aula na escola onde ela estuda nesta quarta
 Carlos Grevi

Por medida de preventiva não teve aula na escola onde ela estuda nesta quarta

A Secretaria de Saúde está acompanhando o caso de uma criança de 5 anos, do sexo feminino, moradora do Parque Aurora, com suspeita de meningoencefalite (meningite) viral. A direção de Vigilância em Saúde enviará amostras do líquido que envolve o encéfalo e a medula espinhal para o Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), nesta quinta-feira (19/12), para fazer o exame do líquor, a fim de identificar o agente causador.
"Os resultados preliminares são normais e demonstram que não há bactéria em crescimento. O quadro clínico sugestivo para meningite viral nos direciona, inicialmente, para descartar o bloqueio epidemiológico, que só acontece quando há quadro de meningite por hemófilos ou meningococo. Enviamos as amostras para o Rio e, se acusar alguma destas bactérias, prontamente, faremos o bloqueio", disse o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.
A Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marinéa Abude, informou que as aulas na Escola Municipal Professora Sebastiana Maria da Silva, no bairro IPS, onde a criança estuda, foram suspensas nesta quarta-feira (18/12), em caráter preventivo. “Como o diagnóstico preliminar apontou para um caso de meningite viral e não bacteriana, amanhã retomaremos as aulas normalmente, conforme orientações técnicas da Vigilância em Saúde”, informou.
QUADRO CLÍNICO
A paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com febre e vômitos em 15 de dezembro, mas foi liberada. No dia 16 de dezembro, o quadro evoluiu com choque, sonolência e piora do quadro. Depois a criança deu entrada no Hospital Ferreira Machado (HFM), onde segue internada, com quadro de encefalite viral.
Diferentemente da meningite bacteriana, a viral não tem vacina e o quadro é mais leve. Sua evolução é benigna, na maioria dos casos. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. A doença acomete principalmente as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, inapetência e ficam irritadas. Pode ser prevenida com medidas básicas de higiene, como manter as mãos sempre limpas e só consumir alimentos livres de contaminação. 
Publicidade  SUPER MERCADO CARLOS ALVES NA CHEGADA DE SANTA CLARA EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA 



Fonte: REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário