Ururau Arquivo
Segundo o IBGE, município ultrapassou a capital na participação da indústria
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta terça-feira (17/12) aponta que Campos está em uma relação de 11 municípios brasileiros, excluindo as capitais, que tiveram destaque por gerar, individualmente, mais de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, agregando 8,7% da renda do país, e ultrapassou a cidade do Rio de Janeiro na participação da indústria.
Com 0,9% de participação, Campos aparece em um grupo restrito de cidades que não são capitais brasileiras que tiveram peso na composição do PIB nacional, como Guarulhos (SP), com 1%; Campinas (SP), 1%; Osasco (SP), 0,9%; São Bernardo do Campo (SP), 0,9%; Barueri (SP), 0,8%; Santos (SP), 0,8%; Betim (MG), 0,7%; Duque de Caxias (RJ) e São José dos Campos (SP), 0,6% cada; e Jundiaí (SP), 0,5%.
Segundo os dados divulgados pelo IBGE, o município ultrapassou a cidade do Rio de Janeiro na participação do valor adicionado bruto da indústria em 2011, com uma fatia de 2,9%, em função do comportamento do segmento produtivo de petróleo. O Rio, que estava na segunda colocação em 2010, caiu para a terceira, com 2,4%. São Paulo permanece como o principal polo industrial brasileiro, com participação relativa de 7,9% no valor adicionado bruto da indústria no PIB nacional.
De acordo com o secretário de Petróleo, Energias alternativas e Inovações Tecnológicas, Marcelo Neves, este resultado de 2011 é reflexo de uma recuperação dos mercados americano e europeu, em função da forte crise de 2008, que fez com que o barril do petróleo caísse abaixo de U$ 80.
Nenhum comentário:
Postar um comentário