quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CHUVA FORTE ATINGE A CIDADE DE CAMPOS NO INICIO DA NOITE

Chuva forte atinge Campos no início da noite com 26,6mm em 45 minutos

Volta para casa foi mais complicada com ruas alagadas e trânsito confuso
 Mauro de Souza

Volta para casa foi mais complicada com ruas alagadas e trânsito confuso

Áreas de instabilidade de uma frente fria espalharam nuvens carregadas pelo Norte do estado do Rio de Janeiro durante o final da tarde e início da noite desta terça-feira (24/09). As fortes chuvas, raios e trovoadas na cidade de Campos assustaram a população que se preparava para retornar para suas casas depois de um dia de trabalho.
De acordo com dados pluviométricos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) um volume expressivo de 26,6mm d'água (26 litros e 600ml por m²) caiu entre 17h30 e 18h15, perfazendo um total  de 35mm previsto para esta terça-feira. A chuva deve continuar no decorrer da noite.
Várias ruas ficaram alagadas com a forte chuva e o trânsito também ficou complicado com a pouca visibilidade dos motoristas devido ao volume d'água e das rajadas de vento. O temporal ocorreu devido a presença da frente fria na região, e ao longo da tarde, a abertura de sol em alguns momentos aqueceu o ambiente, propiciando o contraste climático.
A Avenida José Alves de Azevedo, proximidades da descida da Ponte Leonel Brizola, a Rua Edmundo Chagas com Rua Saldanha Marinho e, Rua Coronel Francisco Manhães, motoristas tiveram que exercer a paciência já que o tráfego ficou lento. Pontos de alagamento também foram registrados na Rua Rocha Leão.
Na Penha, moradores da Rua Projetada 1, trecho entre a Igreja Universal e a Mercearia de Bibil, ficaram sem poder transitar pelo local. A água tomou toda a extensão da via pública. 
A Defesa Civil Municipal acredita que tenha chovido os 35 milímetros que estavam previstos para esta terça-feira, mas a medição só será feita na manhã desta quarta (25/09). De acordo com o órgão, durante o período de chuva não foi registrado nenhum chamado.
“Deixamos uma equipe de plantão para qualquer eventualidade, mas não registramos nenhum chamado. A cidade tem vários cisternões, mas como estão passando por manutenção pode ser que não tenham trabalhado com toda capacidade, e em alguns pontos, a água vai demorar um pouco para escoar”, disse o secretário Henrique Oliveira.  
Para esta quarta-feira (25/09) a chuva continuará, mas em menor quantidade, já que a frente fria começará a perder força. Uma ressaca também é esperada para todo litoral do Rio de Janeiro, porém Henrique disse que não há previsão de ressaca para o mar de Farol de São Tomé. 
PREVISÃO PARA CAMPOS E REGIÃO
A previsão do tempo para Campos e Região para esta quarta-feira (25/09), é de tempo chuvoso durante o dia e a noite. A temperatura mínima ficará em 18ºC e a máxima em 24ºC.
Previsão para Campos e região: Sol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas.
Temperatura: Máxima de 24°C, mínima de 18°C.
Possibilidade de chuva: 90%
Volume d'água estimado: 10mm (10 litros por m²)
Sentido do Vento: Sul Sudoeste a 13km/h de média
Intensidade do vento: FRACOS/MODERADOS C/RAJADAS
Umidade do ar: Entre 94% e 56%
Sensação térmica: Máxima de 25°C, mínima de 17°C.
Pressão (hPa): Entre 1012mb e 1015mb.
NA SEGUNDA (23/09) NÃO CHOVEU
Próximas 24 horas, de hora em hora: Temperatura em declínio (céu nublado e chuva)
* (De 0h às 14h) - Pancadas de chuva
* (De 14h às 17h) - Parcial. nublado e vento
* (De 17h às 24h) - Parcial. nublado
Nascer do sol: 05h32
Pôr do sol: 17h42
Estação do ano: Primavera até 20 de dezembro
Lua: Cheia até o dia 26 de setembro
Índice de raios ultra violeta: ALTO
Maré alta: 05:45h (1,0m) e 17:30h (1,0m)
Maré baixa: 00:00h (0,4m) e 16:56h (0,6m)
Tamanho das ondas: De 1,1m à 2,7m (Sul Sudoeste)
REGIÃO SUDESTE
Dia chuvoso no Espírto Santo, no norte do Rio de Janeiro e no Vale do Rio Doce. Céu nublado, garoa e friozinho nas demais áreas do Rio, no leste de São Paulo e na Zana da Mata de Minas Gerais. Sol, muitas nuvens e chuva no centro-norte de Minas. Nas demais áreas, não chove.

Galeria de Fotos 

 Mauro de Souza


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário