quinta-feira, 26 de setembro de 2013

DISPUTA DO TRÁFICO DE DROGAS EM CAMPOS EM GUARUS

Disputa do tráfico de drogas em Guarus não é confirmada pela PM

Subcomandante afirma que não existe uma concentração de crimes em uma área específica
 Carlos Grevi/Mauro Souza/Arquivo Ururau

Subcomandante afirma que não existe uma concentração de crimes em uma área específica

A crescente incidência de crimes na área do Eldorado, Parque São Silvestre, Santa Rosa e Comunidade Sapo I, tem chamado a atenção da população. Há indícios de disputa do tráfico de drogas, o que não é confirmado pela Polícia Militar.
As áreas que abrangem os bairros têm sido palcos de inúmeros crimes. Diversas pessoas foram detidas porporte ilegal de arma,suspeitos de tentativa de homicídio, além de diversosbaleados vítimas detentativas de homicídio. No entanto, a Polícia Militar de Campos afirma que não existe guerra de tráfico nem mesmo disputa de poder naquela área.
“Não existe uma guerra, existe a questão do problema da droga mesmo. O que existe, é claro está relacionado à droga, mas não dá para afirmar que existe uma disputa de poder, existem pessoas que tem problemas antigos, mas isso não significa uma disputa com relação ao local, seria leviano da nossa parte afirmar algo desse tipo”, afirma o subcomandante do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM), major  Sérgio Moura.
O major ainda acrescentou: “Às vezes o problema é entre eles, não significa que sejam grupos disputando áreas. Podem ser problemas em relação a acerto de contas. Muitas vezes fazem dívidas, tomam volta e fazem acertos de contas. Pode ser uma série de situações”, disse. 
O subcomandante afirmou também que não existe uma concentração de crimes em uma área específica. “Em relação à incidência de crimes, não está havendo uma concentração específica, este ano não, está bem distribuído, mas o importante é que em relação ao ano passado, nas áreas de abrangência do batalhão, este ano está menor essa incidência”.
Com relação às estatísticas com menores envolvidos no tráfico, houve uma pequena redução este ano, mas o número ainda preocupa. Até setembro de 2013, foram 392 menores apreendidos. No mesmo período (janeiro a setembro) do ano passado, foram 471. 
“Houve uma redução, mas não é uma redução significativa, nós temos que avançar muito ainda. É um número alto, mas é menor que o ano passado. Talvez essa redução tenha a ver com os programas voltados para o menor do município e do estado”, comenta o major.
Moura ressalta que o aliciamento dos menores ao tráfico tem a ver com a facilidade deles serem soltos em pouco tempo. “Pela condição dele de menor, eles têm mais facilidade, então há um interesse do tráfico aliciar esses menores que são iludidos com enriquecimento fácil, por exemplo. Para o tráfico é interessante, porque os menores são apreendidos e logo são soltos por conta da idade deles e para o tráfico isso é interessante”, explica o major.
O major ainda comentou sobre as causas desse envolvimento dos menores. “As causas são desestruturação familiar aliados com a falta de oportunidade”, constata.
Em termos gerais, só este ano foram apreendidas 327 armas de fogo e 259 prisões relacionadas. Os homicídios tiveram uma redução de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a agosto de 2012 foram registrados 154 homicídios. Até setembro deste ano foram 139.
O número de veículos roubados teve uma redução. Em 2012 foram 111 carros roubados e até agora foram registrados 95 roubos. Em relação às pessoas presas com drogas o número quase duplicou. Em 2012 foram 354 pessoas presas e até setembro de 2013 são 605 detidos com drogas.
Até o momento a Polícia Militar apreendeu 73 kg de maconha, 73 kg de cocaína e 9k de crack.
Major Moura contou que muitas dessas prisões e apreensões são resultados de informações feitas ao disque denúncia. “A Polícia Militar conta muito com a ajuda da população, inclusive muitas dessas prisões e apreensões tem a ver com as informações que a população passou através do disque denúncia. A gente está sempre batendo nessa tecla, ressaltando o sigilo e o anonimato, onde as pessoas passam as informações e não são identificadas, onde na verdade elas contribuem para a qualidade de vida delas e daquela comunidade”, ressalta.
Segundo Moura, a PM irá agir nas áreas com maior número de crimes. “A Polícia Militar vai continuar intensificando nessas áreas, como qualquer outra área onde há maior incidência, como ontem aconteceram umas prisões. A gente verificando maior incidência vai reforçar as operações e patrulhamento”, finaliza.


Fonte: STELLA FREITAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário