quinta-feira, 26 de setembro de 2013

RESSACA PODE GERAR ONDAS DE ATÉ 3,5 METROS EM TODOS LITORAL FLUMINENSE


Cerca de 140 pescadores de Farol de São Tomé suspenderam suas atividades na tarde desta terça
 Vagner Basilio/Arquivo

Cerca de 140 pescadores de Farol de São Tomé suspenderam suas atividades na tarde desta terça

As ondas de todo o litoral do estado do Rio de Janeiro podem chegar a 3,5 metros de altura. O aviso, divulgado pelo Centro de Hidrografia Marinha do estado, se estende desta quarta-feira (25/09) até a próxima sexta-feira (27/09).
A frente fria que veio da região sul do país deve provocar pancadas de chuva de moderada a fraca. A temperatura máxima para os três dias é de 24°C, a máxima, com mínima de 17°C. A velocidade dos ventos podem variar de 7 a 17 km/h na região nordeste do estado e de 16 a 27 km/h na região sudoeste, com rajadas.
O coordenador da Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira, revelou que até o final da manhã desta quarta, o mar do Farol de São Tomé não registrou nenhuma alteração. 
“O alerta foi dado e estamos atentos às mudanças. Ainda não formos acionados para verificar a ressaca no Farol. Quem souber de alguma alteração pode ligar para a Defesa Civil através dos números (22) 2738 6000 e 2735 0109 ou 199”, declarou Henrique.
Mesmo sem as fortes ondas, os cerca de 140 pescadores da única praia campista suspenderam as atividades pesqueiras.
“Todos sabiam do alerta de ressaca e encerram suas atividades durante a tarde de ontem. Por precaução nenhum pescador vai entrar no mar até o tempo voltar ao normal. Mais importante que trabalhar é preservar a nossa vida”, afirmou o presidente da colônia dos pescadores de Farol, Rodolfo José Ribeiro.
As defesas civis dos municípios de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra também não registraram nenhuma mudança no litoral.
Na sexta, a força do vento reduz para 7 km/h na região nordeste e 16 km/h na região sudoeste provocando ondas de dois a três metros ao sul da praia de Farol de São Tomé.


Fonte: MAYARA FERNANDES- ESTAGIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário