segunda-feira, 20 de julho de 2015

Rio terá sistema estadual contra o roubo de cargas


caminhõesO Estado do Rio terá um sistema estadual contra o roubo de cargas, que vai integrar diferentes órgãos estaduais e municipais, com a criação de um banco de dados unificado sobre este tipo de crime. É o que determina a lei 7.044/15,de autoria dos deputados Jorge Picciani, Rafael Picciani (ambos do PMDB) e Paulo Ramos (PSol), publicada no Diário Oficial.
A nova lei determina que o Estado crie um mecanismo de cooperação entre os municípios, com a participação de órgãos de segurança e fazendários para o combate ao roubo de cargas. O sistema vai mapear este tipo de crime no Estado. Também está prevista a realização de campanhas para que a população não compre mercadorias e peças usadas sem nota fiscal.
Segundo Jorge Picciani, o sistema vai ajudar a combater a receptação de produtos roubados. “O receptador realimenta o crime. Essa normatização vai permitir que tenhamos mais segurança e controle daqueles que compram cargas roubadas”, afirma.
Vetos
O governador Luiz Fernando Pezão vetou artigos que obrigavam os agentes da fiscalização fazendária do Estado e dos municípios a compartilharem informações sobre transportadores autuados com a polícia.
Números
Estatísticas da Associação Nacional de Transportadores de Carga e Logística (ANTC) mostraram um aumento de 67% nos casos de roubo de carga no Estado do Rio em 2014.
O estudo mostra ainda que, dos 17.500 roubos de cargas registrados no Brasil no último ano, 85% aconteceram no Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário