segunda-feira, 20 de julho de 2015

Ex-vereador acusado de falsidade ideológica é preso no ES


Sebastião Pelaes cometeu o crime em 2005, quando exercia mandato.
Polícia chegou até ele após uma denúncia anônima. 

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Sebastião Pelaes foi preso em uma abordagem na Rodosol (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Sebastião Pelaes foi preso em uma abordagem na Rodosol (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

O ex-vereador Sebastião Pelaes foi preso, na manhã deste sábado (18), em Vila Velha, na Grande Vitória.A prisão dele é resultado da decisão final do processo por crime de falsidade ideológica. A pena que ele terá que cumprir é de mais de seis anos de prisão. Pelaes foi encaminhado para um presídio em Viana.
Pelaes já havia sido preso em 2008, pelo crime, mas conseguiu na Justiça o direito de responder ao processo em liberdade. Desde julho do ano passado, quando saiu a condenação, ele estava foragido.
A prisão dele aconteceu graças a uma denúncia anônima que informou que o ex-vereador estaria vindo de Guarapari para Vitória. Um esquema foi armado pela Polícia Militar e numa abordagem na Rodosol, em Vila Velha, Pelaes foi preso. 
"Nós demos o cumprimento da ordem judicial que diz 'prisão por condenação já definitiva pelo crime de falsidade ideológica. Pena de seis anos, um mês e quinze dias em regime fechado", explicou o delegado da Delegacia Regional de Vila Velha, Jorge Herculano Pereira.
O ex-vereador tentou explicar o caso. "Hoje eu fui detido porque eu já tinha um mandado de prisão porque eu já tinha sido detido, mas eu fiz um pedido à Justiça para ter a prisão domiciliar por causa da minha cirurgia, e estou recorrendo. Denunciaram que eu estava em Guarapari, fui lá pegar um documento e agora estou preso”, disse.
Pelaes foi acusado de falsidade ideológica (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Pelaes foi acusado de falsidade ideológica
(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Crime
O ex-vereador responde pelo crime de falsidade ideológica, cometido no ano de 2005. De acordo com as investigações, ele foi acusado de falsificar uma procuração e confessou ter assinado em nome do irmão Darci Leite Pelaes, 59 anos, que sofre com problemas de alcoolismo.
Com o documento, o ex-vereador passou a ter poderes para fazer várias negociações em nome do irmão, como a abertura de uma conta bancária, uso de dois cartões de crédito e a compra de dois carros, um Honda Civic e um Peugeot.
Mesmo assim, Pelaes se diz inocente. “Eu sou inocente. Até hoje não provaram nada contra mim, não tem bens, não tem nada, não roubei nada da Prefeitura", disse o ex-vereador.
* Com informações de Michel Bermudes Auer, da TV Gazeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário