quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Tráfico de drogas cobra taxa de até R$ 300 de motoristas de vans da Ilha


Prefeitura realiza operação para coibir vans irregulares na região.
Ação apoia operação da PM que prendeu 11 suspeitos de tráfico até as 11h.

Do G1 Rio
Seis vans irrelugares foram rebocadas e outras seis foram lacradas (Foto: Divulgação / Prefdeitura do Rio (CETC))Dezoito vans irrelugares foram rebocadas e outras 6 lacradas (Foto: Divulgação / Prefdeitura do Rio (CETC))
Uma operação da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC) já apreendeu 18 vans irregulares até as 11h30 desta quarta-feira (15). O objetivo é dar apoio à Polícia Militar, que realiza uma ação no Morro do Dendê para combater o tráfico de drogas na região. Segundo a coordenadoria, traficantes da região exercem grande influência sobre os motoristas de vans. De acordo com o setor de inteligência da CETC, os motoristas são obrigados a pagar até R$ 300 por semana como uma espécie de pedágio para os traficantes do bairro.
A ação também conta com o suporte do Detro e Detran.  Atualmente, mais de 600 veículos circulam no bairro da Ilha do Governador, que em breve terá implantando o novo sistema de licitação da prefeitura, o Sistema de Transporte Público Local (STPL).
Até as 11h desta quarta, 11 suspeitos tinham sido detidos pela Polícia Militar por suspeita de participação no tráfico de drogas em quatro comunidades da Ilha. A busca acontece em quatro comunidades da região, entre elas Dendê e Praia da Rosa. Até o mesmo horário, meia tonelada de maconha tinha sido encontrada e levada para o 17º BPM (Ilha do Governador).
Documento pede fim de cooperativas
Para acabar com o monopólio de cooperativas de vans, uma das formas mais comuns para extorquir os motoristas do transporte alternativo, o delegado Cláudio Ferraz, Coordenador de Transporte Complementar, enviou um ofício em novembro do ano passado ao Prefeito Eduardo Paes, reforçando a necessidade de que fosse aberto um procedimento para que houvesse a desconsideração como pessoa jurídica das cooperativas. O novo sistema da licitação de vans da Prefeitura já prevê apenas a participação do motorista como pessoa física. O caso está sob análise do Ministério Público nas esferas cível e criminal.
Além dos 18 veículos rebocados na data de hoje, a coordenadoria já autuou outros 76 em ações de fiscalização realizada na Ilha durante os últimos dias. Na semana anterior foram autuados 126 carros, removidos outros 156 e lacrados 28 durante ações feitas em diversos pontos do município do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário